PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Óculos de sol: como escolher o melhor para os seus olhos

Os óculos de sol são um acessório que vão para além da estética. Eles cumprem a função de proteção dos raios solares para os nossos olhos.

Óculos de sol: como escolher o melhor para os seus olhos
Cuidado com os raios UV!

A utilização dos óculos de sol está cada vez mais generalizada. Seja por motivos estéticos ou por motivos de saúde ocular, a verdade é que a maioria da população já utiliza este acessório no seu dia a dia.

No entanto, é necessário ter algumas questões em conta na hora de escolher o par de óculos de sol indicado para o seu caso.



Que óculos de sol escolher


Proteção raios UV

Esta é das características mais importantes, se não a mais importante. Os óculos de sol cumprem mais do que a função estética. Eles devem filtrar os raios ultra violeta do sol, raios estes que, quando em contacto direto com o olho, podem danificar algumas das suas membranas.

Quando estamos em exposição solar sem óculos, a nossa tendência é a de semicerrar os olhos para que não entre tanta luz. Ora, ao colocar os óculos, é quase como se estivéssemo no interior de um estabelecimento - não sentimos a luz com tanta intensidade e o nosso olho já não necessita desse mecanismo de defesa.

Quando os óculos têm a proteção UV, tudo bem. Mas quando são óculos que apenas têm a lente escura, já pode estar a imaginar que os contras serão maiores do que os prós... O olho já não está semicerrado em função de proteção e os raios estão todos a entrar diretamente no olho.

Ao comprar um par de óculos de sol certifique-se sempre desta questão.

 

Mais claro ou mais escuro?

Existem vários tipos de lentes de óculos de sol. Quanto mais escura a tonalidade, menor é a quantidade de luz que “passa” pela lente.

Além disso, é possível ter uma lente de cores mais básicas (pretas, cinzentas), ou de cores mais vivas (verde, amarelo, azul).

 

Graduação em óculos de sol, é possível?

Sim, hoje em dia é possível, e sem grandes custos adicionais, transformar o seu par de óculos de sol num par de óculos graduado!

Desta forma pode descansar, por exemplo das suas lentes de contacto e fazer dos óculos de sol a sua ferramenta de visão para o exterior. Por cerca de 40€ adicionais, já é possível graduar um par de óculos.


O ideal é que aposte na compra de um par de óculos de sol num local especializado e que lhe ofereça algumas garantias. Tente evitar as “lojas de esquina” e as vendas ambulantes pois nunca sabe se os óculos de sol que está a comprar têm efetivamente a devida proteção.

Especial atenção para as crianças e bebés. Sabia que um bebé deve começar a utilizar óculos de sol tão cedo como os seus 2 a 3 meses? Os seus olhos são especialmente sensíveis e devem, por isso, ser protegidos dos raios solares. Tente incutir este hábito desde pequeno no seu filho para que depois ele não estranhe.

Veja também: