Publicidade:

5 truques para combater o odor nos pés

Não é agradável, mas é muito comum, sobretudo com alguns tipos de calçado. Conheça as melhores receitas caseiras para combater o odor nos pés.

5 truques para combater o odor nos pés
Descubra os melhores truques caseiros para o odor nos pés

A bromidrose, mais conhecida como suor dos pés, não é um tema muito aprazível. Contudo, é um problema muito comum, sobretudo no verão, e pode ser indício de algum problema nos pés. Saiba como combater o odor nos pés com dicas muito práticas, naturais e acessíveis.

Truques DIY para eliminar o odor nos pés


1. Spray desodorizante

spray para pes

Uma das soluções mais práticas para combater o odor nos pés passa por utilizar um desodorizante adequado. Se já sabe qual o calçado que mais o faz transpirar dos pés, antes de se calçar pulverize os pés com este desodorizante. Deste modo, para além de prevenir algum odor menos agradável, vai estar a refrescar os seus pés.

Ingredientes:

  • 1L de água a ferver;
  • 2 colheres de sopa de sálvia;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Preparação e aplicação:

  1. Juntar a água à sálvia;
  2. Tapar e deixar repousar durante 15 minutos;
  3. Adicionar o óleo essencial de alfazema.
  4. Deitar a loção numa embalagem pulverizadora e está pronto a usar.

2. Esfoliante

esfoliante

Outra forma bastante económica e eficaz de eliminar o odor nos pés é através do uso de esfoliantes caseiros. Há várias opções DIY simples e com ingredientes que encontrará facilmente na sua cozinha e dispensa. Aqui fica uma sugestão.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de um óleo hidratante, por exemplo, óleo de amêndoas doces;
  • Sumo de 1 limão;
  • Folhas de hortelã.

Aplicação:

Para desfrutar em pleno deste spa caseiro, massaje os pés, no mínimo, durante 10 minutos e faça movimento circulares, incidindo na zona dos calcanhares e peito do pé.

3. Desodorizante para o calçado

odores sapatilhas

As sapatilhas de desporto estão entre os tipos de calçado que mais acumulam maus cheiros. Por isso, é recomendável que, de vez em quando, use um desodorizante para eliminar possíveis odores que estes podem, depois, transmitir para os seus pé.

Preparação e aplicação:

Partindo da base do spray desodorizante anteriormente sugerido, podemos borrifar o interior dos sapatos com uma outra receita DIY. Usando vinagre de sidra, estamos a beneficiar das suas propriedades antibacterianas e fungicidas, bem como aromatizantes.

Como medidas de referência pode colocar um chávena de vinagre de sidra e juntar algumas gotas de óleo essencial, por exemplo, óleo de eucalipto, para garantir ainda mais frescura.

4. Escalda pés

escalda pés

Provavelmente, conhece a sensação de colocar os pés em sal e do seu efeito revigorante. A lógica do escalda pés é essa: descansar os seus pés, eliminar a tensão e possíveis odores.

Preparação e aplicação:

Usando água tépida, faça uma mistura aromatizante, adicionando, por exemplo, óleo essencial de laranja. Ao usar este óleo vai estar a beneficiar das suas propriedades revitalizantes, energéticas, mas também anti-sépticas e bactericidas.

Termine com uma massagem relaxante, recorrendo ainda à reflexologia, apostando nas principais terminações nervosas dos pés. Por fim, não se esqueça de secar bem os pés, sobretudo entre os dedos.

5. Óleos essenciais

óleos essenciais

No final de cada uma destas soluções, pode terminar mimando os seus pés. Para isso basta apostar no uso dos óleos essenciais e fazer um massagem relaxante.

Pode optar por vários óleos, desde o eucalipto, a alfazema e a camomila, ao limão ou à rosa mosqueta. Tudo vai depender do seu gosto. Por exemplo, para aromas mais relaxantes deverá optar pela alfazema, camomila ou rosa mosqueta.

Por outro lado, se pretender um efeito mais energético, tem à sua disposição o óleo de eucalipto, limão, toranja ou hortelã-pimenta. Independentemente das suas propriedades e aromas, uma coisa é certa: qualquer um ajuda a eliminar o odor nos pés.

Veja também: