Oficinas autorizadas: o que precisa de saber

Sabe que tipo de vantagens pode vir a ter numa oficina autorizada? Por vezes podem ajudá-lo a poupar, seja pelo serviço, seja por ofertas especiais.

Oficinas autorizadas: o que precisa de saber
Conheça melhor estas oficinas

Nunca é fácil saber a que oficina levar o carro. Enquanto se procura uma oficina com um serviço que nos satisfaça, é normal acabarmos por nos questionarmos acerca de oficinas autorizadas. Será que vale a pena optar por uma destas oficinas, ou será melhor uma multimarca? Neste artigo damos-lhe mais alguma informação acerca do que é preciso para uma oficina poder representar uma marca, e o que isso implica para si.

O que são as oficinas autorizadas?

São oficinas que trabalham com uma ou mais marcas, o que implica que recebem formação da mesma, e entre outros, que trabalham regularmente com peças e modelos dos mesmos fabricantes de automóveis. Graças à formação dada, os técnicos de uma oficina destas são especialistas no que toca aos modelos da marca em questão – como tal, um Mercedes, por exemplo, dificilmente terá melhor tratamento do que numa oficina da Mercedes.

Por representarem as marcas, depreende-se que numa oficina autorizada haja um esforço para que o serviço seja sempre de alta qualidade. Tudo isto pode, por vezes, implicar um custo maior.

Quais as vantagens?

Se for a uma oficina destas é certo que poderá contar com peças da marca em excelente estado, e que o serviço será feito por especialistas com experiência em modelos na marca em questão com, como referido acima, formação dada pela marca. Sabendo que uma oficina tem o nome de uma marca “por trás” ajuda-o a saber que nesta dificilmente virá a ser enganado com serviços extra de que, na realidade, não precisa.

Outra vantagem é a de poder vir a poupar ao manter-se sempre fiel à mesma marca. Algumas marcas, como a Peugeot, dão aos seus clientes fiéis a oportunidade de beneficiarem de vantagens exclusivas, que incluem descontos em reparações e em combustível.

Deve optar por estas oficinas?

Não podemos adiantar ao certo por que tipo de oficina deve optar, pois a relação qualidade/preço varia até entre oficinas autorizadas, visto existirem vários fatores a ter em conta. Oficinas multimarca podem até, por vezes, oferecer um melhor serviço a um melhor preço – terá de fazer uma boa pesquisa do mercado.

Deve, no entanto, recorrer a oficinas autorizadas caso o seu veículo ainda esteja dentro da garantia, pois se não o fizer pode vir a ter alguns problemas com a mesma, sendo que a ida a outras oficinas pode ser utilizada contra si, visto estas não representarem as marcas. Ao decidir a que oficina levar o seu carro, deverá ter todos estes fatores em conta, desde o preço ao serviço especializado.

Vejam também: