Óleo de cártamo: para que serve?

Este óleo não tem praticamente sabor, cor ou cheiro e o seu uso regular está repleto de vantagens.

Óleo de cártamo: para que serve?
O óleo da moda que ajuda a emagrecer, e não só

Há uma semente que está a revolucionar a alimentação no Ocidente. O óleo de cártamo está cheio de propriedades benéficas para a saúde mas, como não podia deixar de ser, também exige alguns cuidados.


O bê-à-bá do óleo de cártamo


O que é?

O cártamo é uma semente indiana cultivada há mais de dois mil anos. Nos últimos tempos, as atenções viraram-se para o óleo que se extrai da semente, tendo sido descobertas as suas propriedades mais interessantes – basicamente, este óleo ajuda o corpo a perder gordura, mas não se fica por aqui. 
 

Benefícios do óleo de cártamo

O óleo de cártamo não serve só para emagrecer. Além dessa característica,

  • é rico em Omega 6 e 9 e previne doenças cardiovasculares
  • a sua elevada concentração de Vitamina E ajuda a diminui as células causadoras de cancro, envelhecimento precoce e aterosclerose
  • aumenta a massa muscular e a definição dos músculos e previne a diabetes, diminuindo os níveis de glucose do organismo
  • aumenta os níveis de serotonina, substância relacionada com o humor e ansiedade.



Cuidados a ter

Apesar dos seus benefícios para a saúde, este óleo não é aconselhado a pessoas com síndrome metabólica, potenciadora de problemas cardíacos. Está ainda fortemente desaconselhado o seu uso por parte de:
  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea
  • Pessoas com alergia às plantas da família do cártamo, como a ambrósia, cravo, crisântemo ou margarida
  • Mulheres grávidas.



Como consumir

Este óleo pode ser servido de forma natural, ou seja, substituindo o azeite das saladas, por exemplo, ou em substituição da soja. Outra forma de o consumir é através de cápsulas, que variam de tamanho e dosagem de acordo com a marca.



Preços do óleo de cártamo e onde comprar

A maioria das lojas e sites de produtos naturais já tem, à venda, óleo de cártamo, como é o caso da SANO, Caress Natura ou da Essencis. O preço para uma embalagem de 60 cápsulas ronda os 20€. Já o óleo pode ser comprado por menos de 15€ (500 ml).



Tome nota

O óleo de cártamo deve ser mantido num local escuro e fresco e sem contacto com o ar, para não oxidar. A dose diária recomendada é de 8 a 20g por dia, contudo o ideal é ajustar a quantidade à sua dieta e necessidades diárias, de preferência com acompanhamento de profissionais.

Veja também: