Óleo de côco: como usar na cozinha?

Conheça todos os benefícios que esta gordura lhe pode trazer e descubra alguns dos nossos segredos de cozinha. Óleo de côco: como usar?

Óleo de côco: como usar na cozinha?
Benefícios de uma gordura mais saudável

Provavelmente já ouvi falar nesta gordura mas se ainda se pergunta – óleo de côco: como usar na cozinha, então este texto é para si. De facto, vai sendo recorrente ouvirmos falar nos benefícios do óleo de côco, isto porque ele é realmente uma gordura que faz bem à saúde.

Óleo de côco: use-o na cozinha para melhorar a sua saúde

oleo de coco

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, o óleo de côco não é só usado por vegetarianos, pode e deve ser usado por todos os que se preocupam com a saúde e com hábitos cada vez mais saudáveis na cozinha.

Os benefícios desta gordura são vários, sendo o principal o facto de ser metabolizado rapidamente pelo nosso corpo. Além disso, é também uma gordura mais estável, o que significa que resiste melhor a temperaturas altas. Neste aspeto, o óleo de côco supera mesmo o azeite e o óleo de soja.

Estes são os principais motivos para usar o óleo de côco na cozinha e que fazem com que esta gordura seja um excelente aliado de dietas saudáveis como de dietas de emagrecimento.

Contudo, ainda há muitas pessoas que não sabem como usá-lo na cozinha. Na verdade, e apesar das diferentes características desta gordura, ela pode ser usada praticamente como qualquer outra gordura vegetal na cozinha.

Óleo de côco: como usar na cozinha


Refogados, grelhados, saladas, pizza e pão

oleo-de-coco-como-usar

Assim, saiba que pode usar o óleo de côco na preparação de refogados, em grelhados, para substituir a gordura na confeção de pizzas, ou mesmo para fazer pão. As proporções em que esta gordura deve ser usada é praticamente igual à de outras gorduras vegetais, por isso o segredo está mesmo em experimentar e verificar que a maior parte das receitas em que usa outras gorduras podem passar a ser preparadas cm óleo de côco.

Há também no mercado óleo de côco extra virgem que pode também ser usado como usamos o azeite no tempero de saladas ou de legumes crus.


Cozinha portuguesa e do mundo

oleo-de-coco-como-usar

O facto de possuir um leve sabor a côco faz com que se adeque perfeitamente a receitas orientais, pratos indianos, ou mesmo a algumas receitas africanas. No entanto, pode ser usado em variadíssimas outras receitas, já que o paladar adocicado desaparece. Se ainda tinha receio de incluir o óleo de côco nas suas receitas mais tradicionais, esqueça. Pode apostar nesta sugestão.

Agora que já respondemos à pergunta inicial – óleo de côco: como usar? – aventure-se agora na sua cozinha, testando as suas receitas preferidas com a utilização desta gordura mais saudável.

Porém, convém não esquecer que, mesmo usando óleo de côco, os fritos devem ser evitados numa dieta saudável. Prefira outro tipo de preparação dos alimentos – como a cozedura, os estufados e os grelhados. Bom apetite!

Veja também: