Omen X Laptop: o melhor portátil para gamers

A HP vai lançar, em novembro, o Omen X Laptop, o portátil com características de desktop que promete não deixar os gamers e praticantes de eSports ficar mal.

Omen X Laptop: o melhor portátil para gamers
O Omen X Laptop oferece máxima mobilidade e performance

A HP anunciou, em agosto, o lançamento do Omen X Laptop, apresentando-o como “o portátil de gaming mais poderoso do mercado”.

Este portátil foi criado a pensar nos fãs de gaming e praticantes de eSports, de modo a que possam jogar em qualquer lugar, aliando o pragmatismo e a mobilidade de um computador portátil à capacidade e performance de um desktop.

O Omen X Laptop é um dispositivo que tem muito em conta a customização: tem funcionalidades de controlo de temperatura para suportar CPU’s desbloqueados e permite o overlocking (processo de forçar componentes de hardware a operar numa frequência mais rápida do que a indicada pelo produtor do equipamento) de processadores e placas gráficas.

Omen X Laptop: a resposta portátil às necessidades dos gamers

Quem procura o melhor desempenho não tem medo de overlocking. E a HP sabe disso. É o caso dos gamers, que necessitam das características de desktops para poderem ter acesso às melhores taxas de frames e capacidade de resposta para competir ao melhor nível.

A HP ainda não revelou todas as especificações técnicas do Omen X Laptop, mas já se sabe alguma coisa. Uma delas é a aplicação OMEN Command Center, que permite customizar o equipamento ao máximo, gerindo o overlocking, personalizando o sistema de iluminação para simplificar os controlos dos jogos e otimizar o tráfego da rede durante jogos online.

Os processadores também estão preparados para o overlocking: processadores Intel® Core™ i7 desbloqueados de 7ª geração, com opções de memórias XMP com perfis testados para DDR4-2800, e GPUs com overclocking de fábrica até NVIDIA® GeForce® GTX 1080 (ideal para jogos rápidos e com vários jogadores).

As soluções para o controlo de temperatura também foram uma prioridade na construção do Omen X Laptop, com a introdução de ventoinhas de elevado desempenho para aumentar o fluxo de ar e uma câmara integrada com quatro tubos de 3,5 mm, para melhorar a transferência de calor da GPU e da CPU para os quatro radiadores instalados nas extremidades.

Este portátil também foi concebido a pensar na realidade virtual, e na intenção de proporcionar ao utilizador uma melhor experiência imersiva de jogo.

O dispositivo tem um teclado mecânico equipado com retroilumincação LED por tecla, bem como personalização do RGB, teclas macro programáveis e N-Key rollover para funções anti-ghosting. Tudo isto para dar um maior conforto ao utilizador durante as sessões de jogo, e para otimizar o feedback mecânico do teclado.

O ecrã é de 17 polegadas, com 4K opcional, permitindo opções de ecrã de 120Hz a 1080p para atualizações mais rápidas e maior fluidez da imagem e todas as configurações com NVIDIA G-Sync ™ para reduzir os saltos nas imagens.

O áudio também não foi descorado: o DTS Headphone: X® permite som surround simulado com qualquer auricular e tem características de som premium com o HP Dual Speakers, com Áudio da Bang & Olufsen. Com a tecnologia HP Audio Boost, o som tem o máximo de desempenho sem que os altifalantes sejam sobrecarregados.

O design é atrativo e imponente. O portátil tem acabamento em alumínio (personalizável, claro está), com uma janela translúcida que permite ver o interior do dispositivo.

O Omen X Laptop promete ser um verdadeiro monstro de performance, que vai fazer as delícias dos gamers que queiram ter a máxima mobilidade no seu computador, apostando no alto desempenho e personalização do equipamento. O OMEN X Laptop vai estar disponível em novembro, a partir de 2,7997€.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.