Onde não usar detergente da loiça

Há coisas onde não se pode usar detergente da loiça? A não ser que queira passar semanas a livrar-se da espuma... há pois! 

Onde não usar detergente da loiça
Use o detergente certo para cada coisa.

O detergente da loiça é salvador de muitas horas de aflição para ajudar a exterminar algumas nódoas que teimam em não sair, no entanto, há coisas onde não deve usar detergente da loiça, sob pena de ser pior a emenda do que o soneto. O detergente da loiça pode ser ótimo para remover manchas de gordura e, claro, para tratar da loiça mas é perigoso usá-lo para outros efeitos.

Bom, perigoso no sentido em que pode danificar os materiais e se forem objetos com valor sentimental ou patrimonial elevado, se calhar, preferia que continuassem sujos. Assim, para que não corra estes riscos, fique a saber onde não deve usar detergente da loiça.
 

8 Coisas onde não deve usar detergente da loiça

 

1. Animais

Parece estranho mas há quem dê banho os animais com detergente da loiça. Ora, se o detergente da loiça server para remover gordura, imagine o que fará à pele do seu animal de estimação. Não faltam produtos específicos para cuidar do seu animal, a diferentes preços, pelo que não tem desculpa. No limite, use sabão. 

 

2. Máquina de lavar loiça

Está a pensar que se é tudo loiça, qual é o problema de usar detergente na máquina da loiça? Em teoria, até pode fazer sentido mas, na prática, não resulta. Para começar, a máquina de lavar loiça precisa de sal e abrilhantador que não fazem parte do detergente da loiça, depois, com o tempo, pode danificar a máquina, por último, a não ser que esteja a pensar matar saudades das festas de espuma dos anos 90… não faça isso! Saiba como lavar a máquina da loiça.

 

3. Máquina de lavar roupa

Para efeitos de pré-lavagem, o detergente da loiça pode ser o seu salvador para se livrar de nódoas de gordura ou sujidade mais entranhada. Fora isso, é uma das máquinas onde não deve usar detergente da loiça. A não ser, claro, que vá buscar o fato de banho para longos banhos de espuma.

 

4. Superfícies de madeira

Nestes casos, é um risco que não recomendamos uma vez que as madeiras comportam-se de forma muito diferente e, se no caso de umas pode não acontecer nada, noutras pode estragar o material. Especialmente, se usar diretamente, a madeira pode ficar baça ou manchar. 

 

5. Carro

Mais uma vez, não faltam soluções no mercado para lavar o seu carro a preços bastante em conta. Usar detergente da loiça para lavar o carro pode acabar por danificar a pintura e resultar numa significativa conta na oficina. 

 

6. Vidros e espelhos

Neste caso, não é que não possa lavar os vidros e espelhos com detergente, poder até pode mas é melhor mentalizar-se para o facto de, assim, demorar três vezes mais a completar a tarefa. Com um bom limpa-vidros (os produtos mais baratos mancham e dificultam a tarefa) tem o trabalho pronto em segundos.

 

7. Computador e televisão

Nem pensar usar detergente da loiça para lavar o ecrã da televisão ou do computador! Há produtos específicos para o efeito ou, melhor ainda, limpe apenas com um pano seco. A curto prazo vai manchar, corroer a película e danificar a tela.

 

8. Sofás e almofadas

O detergente da loiça faz espuma, agora, imagine essa espuma toda nos seus sofás e almofadas? Como é que se vai livrar disso? Esqueça. Detergente da loiça em têxteis que não podem ser lavados com água abundante não é boa ideia.


Veja também: