Onde pedir um comprovativo de morada

Saiba onde pode obter rapidamente um comprovativo de morada, quais os custos, e quais os locais alternativos onde pode obter um.

Onde pedir um comprovativo de morada
Em alguns lugares tem de esperar, noutros é no próprio dia.

Precisa de provar a sua morada a alguém e não tem qualquer tipo de conta à mão para o poder fazer? Se não consegue ou não pode esperar até ter uma, vai precisar de um comprovativo de morada, para que possa provar onde vive a quem quer que seja que precise de saber. Obter o comprovativo não é difícil apenas pode ser incómodo.
 

No Portal das Finanças

Em vários casos, pode resolver o seu problema ao pedir o comprovativo de morada fiscal no Portal das Finanças. Basta aceder ao Portal, e carregar em “Serviços Tributários”. Deverá então seguir o seguinte caminho:
  • Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efectuar Pedido

Aí poderá obter a sua certidão de domicílio fiscal, o que deverá servir para comprovar a sua morada em grande parte dos casos. A grande vantagem de obter este comprovativo é que não representa qualquer despesa.
No entanto, existem entidades que não aceitam este documento.

 

Na Loja do Cidadão

Quando está a lidar com uma entidade que não aceita o comprovativo de morada que pode tirar do Portal das Finanças, vai ter de se dirigir à Loja do Cidadão para obter um comprovativo que já será aceite.

Na Loja do Cidadão terá de levar consigo diferentes documentos, dependendo do intuito para o qual quer o comprovativo de morada. Se quer apenas provar que vive onde vive, precisará apenas de levar consigo €5,60 para pagar, que pode tratar de tudo lá.

Se quiser o comprovativo para algum fim específico, pode vir a ter que trazer consigo outros documentos que provem aquilo que precisará de provar. Regra geral, quando se trata de um comprovativo para algo mais do que provar que mora onde mora (por exemplo, se incluir o agregado familiar), o melhor a fazer é ligar com antecedência para saber de que documentos vai precisar.

O comprovativo ser-lhe-á entregue no próprio dia.

 

Na Junta de Freguesia

No caso de não lhe dar jeito nenhum ir a uma Loja do Cidadão, pode também obter o comprovativo na Junta de Freguesia. O preço e os requisitos são iguais, com a única diferença de que não sairá de lá com o comprovativo no próprio dia.

Normalmente quando vai a um balcão da Junta de Freguesia obter um documento deste tipo, terá que esperar cerca de dois dias úteis para o ter em sua posse. Caso queira provar a sua morada a alguém que lhe queria cobrar dinheiro, certamente dois dias de espera não serão grande incómodo.


Veja também: