Orçamento para férias: planeie tudo ao pormenor!

Fazer um orçmanento para férias é uma das melhores formas de poupança. Já planeu o seu orçamento? As férias estão quase a bater à porta.

Orçamento para férias: planeie tudo ao pormenor!
Está quase a ir de férias? Veja até quanto pode gastar!

Não deve haver momento no ano pelo qual o trabalhador mais espere do que aquele em que entra, finalmente, de férias. Com os 22 dias úteis de férias disponíveis por ano segundo a lei do trabalhador por conta de outrém, há que saber gerir muito bem estes preciosos dias que podem ser utilizados das mais diversas formas. A verdade é que estar de férias significa mudar de rotina, esquecer o dia-a-dia, conhecer novos lugares, estar com amigos e com a família, entre tantas outras coisas que estão, normalmente, associadas ao prazer e bem-estar.
 
Com todas as questões associadas à crise, à perda de poder de compra dos portugueses e aos cortes salariais sentidos nos últimos anos, é fundamental que, antes de pensar no que vai fazer, prepare da melhor forma o seu orçamento para férias.
 
Conheça alguns dos truques que o ajudam a passar um bom tempo fora sem que deixe a sua carteira em baixo de forma.
 

Estipule o orçamento

Quando pensar em ir de férias, antes de fazer qualquer plano, a primeira coisa que deve considerar é um valor máximo que pode gastar. Mediante o orçamento que definir, é mais fácil perceber até que ponto pode ir, que sítios escolher, etc. Não serve de muito estar a sonhar com destinos que, à partida, o seu orçamento não permita.
 

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.

Não se esqueça dos custos de alimentação

Muitas vezes, quando decidimos viajar, consideramos sempre em orçamento o valor das viagens e o da estadia, mas nem sempre contemplamos os valores das refeições. Quando estiver a planear o seu orçamento para férias, estipule um valor médio diário que acha que irá gastar em alimentação. Se tiver um teto estabelecido, é mais fácil gerir os dias sem exceder muito o planeado.
 

Opte por ficar num apartamento

Está cada vez mais na moda viajar optando pelo alojamento em apartamentos ao invés de hotéis. Sempre que tiver oportunidade de ficar num apartamento, não hesite, porque tem inúmeras vantagens associadas. Para além de ficar mais barato caso sejam duas ou mais pessoas, possibilita-lhe também poder cozinhar, o que torna os custos da viagem bem menos elevados do que se optasse por fazer todas as refeições em restaurantes.
 

Não negue os extras

Quando se parte para férias, nunca se sabe como é que as coisas vão correr ou o que será necessário extra orçamento. Ao planear o seu orçamento para férias, contemple sempre uma margem para tudo o que possa acontecer de inesperado. Nunca saia de casa com o dinheiro completamente à conta.


Veja também: