Publicidade:

Descubra a ordem correta de aplicação dos produtos de beleza

Sabe qual a ordem ideal de aplicação dos produtos de beleza? Descubra a sequência que vai fazer toda a diferença na sua rotina de cuidados da pele.

Descubra a ordem correta de aplicação dos produtos de beleza
Um aspeto essencial na sua rotina de beleza

Durante a rotina de beleza matinal e noturna, a ordem de aplicação dos produtos de beleza pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Por outro lado, às duvidas sobre qual o produto que devemos colocar primeiro, temos ainda de acrescentar o fator preguiça, que muitas vezes leva a melhor.

Para o ajudar a esclarecer todas as dúvidas, preparámos uma lista com a ordem certa dos produtos de cuidados da pele. Antes de tudo, deixamos-lhe uma dica: comece por aplicar os produtos mais fluídos, passando depois para os mais espessos.

Conheça a ordem de aplicação dos produtos de beleza


1. Gel de limpeza

Antes de mais, seguindo a ordem correta de aplicação dos produtos de beleza, é necessário limpar a pele. Atualmente, são vários os produtos disponíveis no mercado, seja em formato de creme, gel ou mousse.

Na verdade, só após uma correta limpeza, com o produto mais adequado para o seu tipo de pele, é que os produtos seguintes conseguirão ter o efeito desejado.

aplicar tonico

2. Tónico

Uma das principais recomendações dos dermatologistas para a escolha de um tónico é que o mesmo não tenha álcool. Isto porque, caso contenha álcool, vai correr o risco de estar a secar demasiado a pele. Neste sentido, os tónicos são produtos de beleza que complementam a limpeza da pele, controlando a oleosidade.

3. Cremes de tratamento específico

Uma das dúvidas mais comuns quanto à ordem de aplicação dos produtos de beleza é quando é que devemos aplicar os produtos para problemas específicos da pele, como é o caso do acne, olheiras ou papos nos olhos. Pois bem, os cremes específicos devem ser aplicados logo a seguir ao tónico.

Também aqui há cuidados a ter, sobretudo se aplicar creme para os olhos. Neste caso, deve aplicar o creme com o dedo anelar, de modo a fazer menos pressão nesta zona que é tão sensível.

cremes de tratamento específico

4. Sérum

Tendencialmente um pouco mais espesso do que os produtos anteriores, mas ainda assim mais fluído do que o hidratante, o sérum distingue-se pelo facto de conseguir penetrar as camadas mais profundas da pele.

Por esta mesma razão, a maioria dos séruns funciona também como tratamento para necessidades específicas da pele, como é o caso das manchas no rosto ou acne.

5. Hidratante

Rugas, tez baça, acne, comichão, etc. Estas são apenas algumas consequências de uma hidratação insuficiente. A hidratação favorece a elasticidade, luminosidade e humidade dos tecidos, mantendo os níveis de água da sua pele equilibrados. Desta forma, as tensões são eliminadas e as rugas suavizadas.

Contudo, deve escolher um hidratante adequado para a sua pele. Atualmente, existem no mercado cremes hidratantes para todos os tipos de pele e para todas as carteiras. Basta que perca algum tempo para encontrar o seu creme ideal.

hidratante

6. Protetor solar

Apesar de na ordem ideal de aplicação dos produtos de beleza o protetor solar vir em último, este é sem dúvida o elemento que não deve descurar. É muito comum pensarmos que só precisamos de usar protetor solar quando vamos para a praia ou quando está muito sol, mas a verdade é que precisamos de proteger a pele sempre.

A nossa pele está constantemente exposta aos raios solares, o que pode causar um envelhecimento prematuro da mesma. O ideal é selecionar um protetor solar com FPS30 ou mais. Para ser perfeito, deverá voltar a aplicá-lo de 2 em 2 horas.

Veja também: