Publicidade:

Organização do congelador: 4 truques para manter tudo no lugar

Mantenha os alimentos bem guardados e sempre à mão com estas dicas de organização do congelador.

Organização do congelador: 4 truques para manter tudo no lugar
Encontrar e arrumar algo no congelador vai deixar de ser um problema

Há dias em que seu congelador parece não ter espaço nenhum e outros em que parece um buraco negro onde é impossível encontrar o que quer que seja, tal é a desorganização? Essa situação vai acabar, pois temos algumas dicas de organização do congelador que lhe vão permitir ganhar mais espaço e ter sempre tudo à mão.

4 dicas de organização do congelador


1. Tire partido das molas metálicas

organização do congelador - molas metálicasFonte: A side of fabulous

As tradicionais molas metálicas (também chamadas molas de orelha metálicas) usadas para organizar e arquivar documentos também pode ser usadas na organização da sua cozinha e, mais concretamente, na organização do congelador.

Com elas pode não só manter as embalagens de frutos ou legumes organizados e fechados, mas também ganhar algum espaço extra no congelador. Como? Simples. Basta que use a grelha que divide o congelador como suporte. Feche as embalagens e prenda-as na grelha do congelador com a mola. Simples e eficaz.

2. Use caixas de plástico para separar os alimentos

organização do congelador - caixas de plásticoorganização do congelador - caixas de plásticoFonte: Time with Thea

A regra básica da organização do congelador deve ser manter tudo facilmente acessível e identificável. Ora para isso, nada como manter os alimentos congelados separados e categorizados, o que num congelador pode ser muito difícil de conseguir… ou não.

As caixas de arrumação de plástico (à venda em qualquer superfície comercial) podem dar uma ajuda preciosa nesta tarefa de organização do congelador, na medida em que lhe vão permitir catalogar e separar os alimentos.

3. Congelador livre de caixas de papel dos alimentos

organização do congelador - remova as caixas de papelFonte: The kitchn

Muitos dos alimentos congelados ou para congelar que se compram estão em caixas de papel. Ainda que possa parecer que vão facilitar a organização do congelador, é exatamente o oposto. Na realidade, vão ocupar mais espaço do que necessário.

Ora, para evitar que isso aconteça, nada como rentabilizar o espaço. Basta que remova as caixas e armazene os alimentos em sacos de plástico ou nas embalagens secundárias dos alimentos (muitos já estão selados e, nesse caso, tanto melhor).

Para ser mais fácil identificar cada alimento, pode usar uma das dicas anteriores ou escrever na embalagem com uma caneta permanente. Se necessário ou se na caixa de papel estiverem indicações de preparação, corte essa parte da embalagem e cole no saco de plástico.

4. Espalme o que for possível

organização do congelador - espalme os alimentosFonte: Serious eats

Tudo o que seja possível espalmar, espalme. Pode soar estranho, mas é na verdade uma das melhores formas de ganhar espaço no congelador. Por exemplo, se quer congelar sopa, pode usar sacos herméticos (os sacos com fecho zip) e, assim, em vez de uma ou várias caixas a ocupar uma parte generosa do seu congelador, terá vários saquinhos com doses individuais em menos de metade do espaço. E isto é válido para outras coisas.

A carne por exemplo, os bifes podem ser colocados em sacos, para que fiquem espalmados. O mesmo para legumes que queira congelar. Depois é só identificar e/ou separar os sacos. Tudo será mais fácil de armazenar, identificar e encontrar. No fim ainda lhe vai sobrar espaço.

Veja também:

Limpeza e Arrumação