Dicas para organizar a despensa

Organizar a despensa é fundamental para uma rotina diária mais simples. Nem volta a correr para o supermercado porque afinal não há arroz para o jantar!

Dicas para organizar a despensa
10 dicas para simplificar a sua vida.

Para organizar a despensa tem que começar por tirar tudo dos armários, prateleiras e gavetas. Limpe superfícies, frascos, confirme datas de validade, verifique se não tem sacos rasgados e, ainda fora, separe tudo por categorias. Massas e arroz a um lado, especiarias a outro e por aí fora. Isto vai dar um bocadinho de trabalho mas ter a despensa organizada vai fazer toda a diferença no seu dia a dia. Veja como.
 

10 Dicas para organizar a despensa

1. O processo de organização da despensa começa um pouco antes do dia da arrumação. Primeiro meça  a largura, a profundidade e a altura entre prateleiras. Depois, é tempo de correr as lojas de utilidades à procura de caixas transparentes que sirvam para os seus armários.
 
2. Organizar a despensa por caixas tem várias vantagens! Para começar protege os seus armários de qualquer sujidade. E se algo derramar, basta levar a caixa até à banca para a lavar, em vez de ter que limpar todo o armário. Por usar caixas transparentes, consegue ver o que tem stock, facilitando na hora das compras.
 
3. Além das caixas, vale a pena investir em prateleiras e ganchos extra, que encaixam nas suas, para arrumar artigos mais pequenos ou pendurar loiça.

dicas para organizar a despensa
 
4. Arrume ingredientes, loiça, utensílios e eletromésticos por categorias. Enlatados numa caixa, cereais noutra, coloque as especiarias juntas, os ingredientes para sobremesas na mesma caixa, os pratos de bolo uns em cima dos outros, os ingredientes para o pequeno almoço num tabuleiro.
 
5. Coloque etiquetas em todas as caixas. Assim, mais rapidamente encontra e arruma o que precisa. Ajuda, também, que a sua família saiba exatamente onde é que está tudo o que precisa.
 
6. Se tem espaço, recicle caixas de fruta de madeira, colocando quatro por baixo, para armazenas batatas, cebolas e outros artigos maiores. 
 
7. Ingredientes encetados podem ser guardados em frascos de vidro ou plástico. Pode aproveitar os frascos de compota ou salsichas para guardar sementes, chocolate ou açúcar em pó, forminhas para queques e tudo o mais que precise de um lugar.
 
8. O mais possível, tente organizar a despensa como no supermercado, em filas. Arrume do maior para o menor e, de trás para a frente, por data de validade.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.
9. Prepare um lista com a indicação dos artigos e stock que tem na despensa. Pode fazê-lo em papel, que pode afixar na despensa, ou use uma das muitas aplicações que existem para o efeito.
 
10.  Se não tem despensa e os seus armários são pequenos, vale a pena comprar um carrinho de cozinha ou uma estante aberta para colocar na sua cozinha de modo a conseguir um lugar para cada coisa.
 
Veja também: