Ortopantomografia: o que é e para que serve

O seu dentista pediu-lhe que fizesse uma ortopantomografia e não sabe que exame é este? Explicamos-lhe todos os pormenores.

Ortopantomografia: o que é e para que serve
Descubra mais sobre este exame

Se cumpre à risca as idas ao dentista, o mais certo é já ter feito uma ortopantomografia. Este é um dos exames complementares de diagnóstico utilizados pelos médicos dentistas para avaliação e diagnóstico de diversas patologias.

No que consiste a ortopantomografia

É um exame radiológico, que também pode ser chamado Radiografia Panorâmica. A ortopantomografia permite obter a imagem total dos maxilares, das articulações entre o crânio e a mandíbula e de todos os dentes.

Ainda que a mandíbula apresente uma estrutura curva, a ortopantomografia permite obter uma imagem bidimensional totalmente plana da estrutura dentária e óssea do paciente.

Sendo um exame não invasivo, pode ser feito em crianças e adultos e não existe nenhum tipo de contra-indicações.

Como é feita a ortopantomografia?

O exame tem a duração de cinco a 10 minutos e é feito num ortopantomógrafo. Este aparelho possuiu dois lados distintos: de um dos lados está colocado o tubo que emite os feixes de raio-X e, do outro lado, está posicionado o detetor desses feixes que procede à respetiva captação.

ortopantomógrafo

Para a obtenção das imagens, a cabeça do paciente é colocada entre as duas estruturas do aparelho e permanecerá imóvel durante todo o exame. Em alguns casos, o paciente poderá utilizar uma boqueira para manter a boca semi-aberta e para não cerrar totalmente os dentes. De seguida, a máquina irá rodar em torno da cabeça do paciente para captar a imagem radiográfica pretendida.

O exame pode ser captado em película ou em formato digital (cada vez mais comum) e passa a estar acessível com a ficha médica do paciente.

Para que serve a ortopantomografia?

Este exame serve para detetar diversas patologias, algumas delas ainda em fase inicial de evolução:

A ortopantomografia também é usada para auxiliar o planeamento da reabilitação oral (introdução de implantes orais) e para a deteção de dentes inclusos (como poderão ser os dentes do siso).

Como devo preparar-me para uma ortopantomografia?

Não é necessária nenhuma preparação específica para a realização deste exame. Os pacientes devem apenas garantir que retiram todos os objetos metálicos, como é o caso de brincos e piercings, bem como outro tipo de jóias e óculos.

Sendo um raio-X, as imagens metálicas podem ser registadas na radiografia e colocar em causa a correta análise do exame e, dessa forma, interferir com o diagnóstico.

Veja também: