AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os 10 mandamentos do curriculum vitae

Conheça tudo o que os curricula vitae devem conter e, por outro lado, os erros que não deve cometer no seu curriculum. Estes são os 10 mandamentos do curriculum vitae.

Os 10 mandamentos do curriculum vitae
Saiba como fazer um curriculum vitae.

A receção/análise do curriculum vitae ainda é uma das fases mais importantes do recrutamento. No que aos candidatos diz respeito, o curriculum vitae pode ser decisivo na contratação. Conhecer as particularidades que mais cativam a atenção dos recrutadores é fulcral para atingir esse objetivo. Apresentamos os 10 mandamentos do curriculum vitae:


1. Não conter erros ortográficos ou gramaticais

Estudos indicam que perto de metade dos curricula vitae apresentam erros ortográficos ou gramaticais. Se o CV é uma espécie de cartão-de-visita então conter erros é a pior imagem que pode deixar. Leia e releia o seu curriculum  vitae e/ou use um corretor ortográfico.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

2. Fazer um CV diferente para posições diferentes

Optar por CV’s tipo para todas as posições a que se candidata, por muito tentador que possa ser, deve ser totalmente evitado. Além de ser facilmente detetável, mostrando pouco interesse, não dará a devida relevância aos aspetos mais importantes que possui, para a vaga a que está a concorrer.


3. Não excederá as 2/3 páginas

Não existe um total consenso nesta matéria, mas é consensual que um curriculum vitae não deve ser nem demasiado curto nem demasiado extenso. Um CV deve respeitar a individualidade de cada um, mas como linha orientadora use entre duas a três páginas.


4.Deverá incluir todas as experiências profissionais relevantes

Descreva todos os detalhes e responsabilidades abrangidas nas suas experiências profissionais anteriores, que sejam relevantes para o cargo a que está a candidatar-se. Use palavras de acção/ativas como: desenvolvimento, criação, análise ou planeamento para descrever essas experiências.


5. Deverá incluir os interesses e realizações relevantes

Não se esqueça também de incidir sobre os seus interesses e feitos/realizações obtidas, mas só aqueles que sejam adequados/relevantes para o lugar disponível. Este ponto deve ser curto, conciso e completamente isento de lugares-comuns.


6. Não se esqueça das informações pessoais fundamentais

Existem informações pessoais óbvias que não devem faltar em nenhum curriculum vitae, tais como: nome, cidade, contactos (telefone e email) e, eventualmente, um link para site pessoal ou perfil de Linkedin. Neste ponto, tenha atenção aos endereços electrónicos ou perfis de redes sociais pouco adequados. Por outro lado, não coloque detalhes irrelevantes como a data de nascimento (até por uma questão de preconceito), morada completa, número da carta de condução, do cartão de cidadão, etc. 


7. Seja honesto

Seja honesto, não caia na tentação de mentir para conseguir o lugar. O mais certo é ser apanhado. Se for na entrevista perde qualquer hipótese que tinha de ser contratado, se for depois de contratado acabará por ser despedido. Opte por valorizar as suas melhores competências.


8. Incluir competências e aptidões adequadas

Deve usar esta secção para incluir competências/aptidões chave que o possam distinguir dos demais. Cursos de especialização, que sejam relevantes para o cargo a que concorre, devem ser mencionados.


9.Seja cuidadoso na apresentação do CV

Para um curriculum vitae ter sucesso tem que, obrigatoriamente, ter boa apresentação. Má formatação, tipos e tamanhos de letra, por exemplo, excessivamente diversificados é completamente proibido. Quando apresentado em papel estes cuidados devem ser redobrados. O papel deve ser branco, com qualidade e com boa impressão.


10. Obtenha uma segunda opinião

É fundamental apresentar o seu CV a outras pessoas para obter uma segunda opinião. Peça a alguém próximo para o reler. Será mais fácil a essas pessoas encontrarem erros que lhe passaram em claro.


Veja também: