Os 3 pilares de todos os investimentos: risco, retorno e liquidez

Todos os investimentos podem ser classificados tendo por base três características que importa nunca esquecer. Saiba quais são e porque são importantes.

Os 3 pilares de todos os investimentos: risco, retorno e liquidez
Risco, retorno e liquidez, as três grandes características dos investimentos
  • Mais retorno mais risco
  • Adeque a liquidez aos seus objetivos

Os investimentos costumam estar envoltos em algum mistério e costuma ter associado um conjunto de receios. Alguns olham para os mercados como um casino, falando muitas vezes na lógica de jogar na bolsa. Outros, pelo contrário, não ousam arriscar o seu dinheiro com medo dos mercados. 

O investimento como processo racional

Pensando numa lógica de investimento como um processo racional, é importante o investidor fazer algumas perguntas de partida: 

1. Quanto pretende ganhar?

2. Está disposto a arriscar o seu dinheiro?

3. Quando necessita do dinheiro de volta? 

As perguntas formuladas são (aparentemente) inocentes ou muito simples de responder. 
Contudo, uma resposta ponderada irá aumentar em muito a probabilidade de sucesso dos investimentos.


Retorno

A resposta à pergunta “quanto pretende ganhar?” é muito simples. Pretendo ganhar o máximo possível. No entanto, esta resposta acaba por esquecer que o retorno tem de vir acompanhado de risco. Ou seja, se se pretende mais retorno é necessário assumir mais riscos

  • Baixo Risco – Retorno esperado até 3%-4%
  • Médio Risco – Retorno até 6%
  • Alto Risco – Retorno esperado acima de 6%


Risco

A segunda variável a considerar é o risco que se está disposto a assumir e que deriva da pergunta “está disposto a arriscar o seu dinheiro?”. Em poucas palavras, os investidores têm de ser recompensados pelo risco que correm e o prémio ou recompensa aumenta com o risco. Veja cinco riscos a considerar nos seus investimentos.


Liquidez

O terceiro vértice do triângulo é a liquidez, que nos diz a facilidade com que podemos transformar um ativo em dinheiro. A liquidez é tanto mais importante quanto mais conturbados forem os mercados. Ativos mais líquidos podem ser transacionados mais facilmente, pelo que o investidor pode entrar e sair mais rapidamente do mercado.

A classificação dos ativos nestas três características deverá anteceder todas as decisões de investimento. Com o tempo, tornar-se-á mais fácil olhar para os investimentos e classificá-los o que possibilita uma melhor tomada de decisão.

Veja também: