AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os 5 métodos mais efetivos para procurar emprego

A maior parte das pessoas, quando procura emprego, pensa apenas em enviar o curriculum, em responder a anúncios ou em contactar uma agência, mas será que estes sãos os métodos mais efetivos?

Os 5 métodos mais efetivos para procurar emprego
A Internet não é o único meio
  • O método de bater diretamente à porta das empresas para procurar trabalho tem demonstrado ter uma taxa de sucesso de 47%

A procura de emprego é um fenómeno que tem vindo a ganhar importância nas vidas de modo geral e que, hoje em dia, é objeto de muitos estudos. Graças a isto, é possível juntar toda a informação e fazer uma análise dos métodos mais e menos efetivos quando se está à procura de emprego. Veja o top 5 com as respetivas taxas de sucesso de cada um.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

5.º Centro de emprego: 14%

Inscrever-se no centro de emprego da sua zona é uma maneira simples de ter acesso a uma série de ofertas de emprego disponíveis ou, inclusive, cursos de formação. Apesar de não ter uma taxa de efetividade alta, deve aproveitar todos os meios disponíveis se quiser ter sucesso e encontrar emprego.


4.º Família e amigos: 33%

Um método que por vezes é ignorado quando procura emprego é o de perguntar aos seus familiares, amigos e colegas se têm conhecimento de alguma vaga ou se têm algum contacto que possa ser útil para encontrar emprego. 


3.º Porta a porta: 47%

Se já tentou o contacto via Internet, experimentou fazer uma visita à empresa ou escritório para onde se quer candidatar, peça informação sobre as possíveis vagas e, se for possível, tente obter o contacto da pessoa responsável pelas candidaturas.


2.º Páginas Amarelas: 69-84%

Para quem está habituado a enviar candidaturas através do LinkedIn, por exemplo, este método pode parecer no mínimo obsoleto. Consiste em procurar a área do seu interesse nas Páginas Amarelas e telefonar a várias empresas para obter informação sobre algum possível processo de recrutamento. Se fizer isto com um grupo de pessoas também à procura de emprego, a efetividade deste método passa de 69 para 84%.


1.º Faça você a entrevista: 86%

Trata-se do método mais efetivo, mas também o que requer mais criatividade e trabalho. Em primeiro lugar, deve dedicar algum tempo a si próprio, a tentar saber quais são as suas capacidades e mais-valias. Após esta fase, agende entrevistas pessoais com empresas da área que lhe interessa, apenas para obter informação. Por último, faça uma seleção dos contactos que fez e aqueles que mais lhe interessam e utilize-os para chegar à pessoa que toma as decisões em relação à seleção de pessoal.  


Veja também: