AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os cursos com mais saída profissional

A escolha de um curso representa uma escolha de vida. Antes de o fazer, saiba quais são os cursos com mais saída profissional.

Os cursos com mais saída profissional
Saiba quais os cursos que lhe concedem mais oportunidades de emprego
  • Há cursos profissionais que têm mais saída profissional que os cursos superiores

Em Portugal existem mais de 33 mil desempregados que têm formação superior, sendo maioritariamente mulheres. Na zona norte, o índice de desemprego é mais elevado, seguido da região de Lisboa e por fim da região centro. Hoje em dia, na altura de escolher um curso, é fundamental analisar os índices de empregabilidade dos mesmos, sejam eles cursos superiores ou não, percebendo assim quais os cursos que podem permitir um acesso mais fácil ao mercado de trabalho
 

Vale a pena tirar um curso superior?

Um curso vale sempre a pena, seja ele superior ou não. Na nossa sociedade, a verdade é que quem tem um curso superior, é sempre avaliado pelas empresas de outra forma, mas isso não significa ter emprego garantido, antes pelo contrário. Com a facilidade de acesso ao ensino superior, as universidades têm formado muitas pessoas nos últimos anos. Há cada vez mais licenciados e menos ofertas de emprego. Se quiser optar por um curso superior, lembre-se que a aposta na sua formação vale sempre a pena e que antes de escolher deve identificar os cursos com mais oportunidades de emprego.
 
 

Quais os cursos superiores com mais saída profissional?

Segundo dados divulgados já este ano, os 5 cursos com maior empregabilidade pertencem maioritariamente à área da saúde. Saiba quais são.
 
 

1. Medicina

O curso de Medicina da Universidade de Lisboa consegue algo quase inédito em Portugal., tendo uma taxa de empregabilidade de 100%, algo que se mantém desde há alguns anos.
 
 

2. Gestão

Há alguns anos que os cursos de Gestão têm vindo a ser muito procurados pelos jovens portugueses. O facto de ser um curso muito abrangente e com várias saídas profissionais, faz com que a sua taxa de empregabilidade seja de 98%. O curso de Gestão com mais saída profissional em 2013 foi o curso da Universidade dos Açores.
 
 

3. Engenharia Informática + Design de Media Interactivos

No terceiro lugar da tabela está este curso da Universidade da Madeira com 97% de empregabilidade. Há muitos cursos recentes que têm uma forte taxa.
 
 

4. Enfermagem

Enfermagem é um dos cursos que mais surge como o curso com mais saída profissional de sempre, embora os enfermeiros estejam descontentes com as condições de trabalho. A taxa de empregabilidade é de 96%.
 
 

5. Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Seja curso superior ou profissional, a área electrotécnica e de computadores é uma das áreas de futuro. A evolução tecnológica é galopante e prevê-se que nos próximos anos esta taxa de empregabilidade se mantenha nos 96%.
 
 

Devo tirar um curso profissional? E quais as áreas com maior empregabilidade?

O número de alunos a optar pela via profissionalizante tem crescido substancialmente nos últimos anos. Ir para a faculdade já não é sinónimo de garantias, por isso há quem opte pelos cursos profissionais, cuja oferta é cada vez maior.
 

Cursos profissionais com maior empregabilidade

1. Novas tecnologias
Esta é uma área com futuro. Qualquer curso a ela associado é, à partida, um curso de sucesso cujos níveis de empregabilidade são muito altos.
 
 
2. Turismo
Esta é uma das áreas mais fortes em Portugal e talvez por isso existam tantos cursos profissionais relacionados com a mesma. Quem não quer enveredar pela via superior, poderá optar por se profissionalizar numa área específica deste sector. A taxa de empregabilidade é uma das mais altas no país, principalmente em época alta.
 
 
3. Saúde 
Na área da saúde, à semelhança do que acontece no ensino superior, também os cursos profissionais são muito bem posicionados no mercado. O sector da saúde emprega milhares de pessoas com as mais diversas funções e talvez por isso exista ainda muito emprego. 
 
 
Quer evoluir na sua carreira? Veja as nossas sugestões de formação profissional.
Saiba que…
Há vários sectores que precisam cada vez mais de técnicos específicos em determinadas áreas. Electricidade, canalização, agricultura, eletromecânica, entre outros, são áreas que têm sofrido de falta de mão-de-obra nos últimos anos e que são boa oportunidades para quem está nesta momento a optar por uma profissão.
 
 
Veja também: