Os implantes dentários provocam dor?

A colocação de implante dentário único é comumente concluída em menos de uma hora em consultório com recurso a anestesia local.

Os implantes dentários provocam dor?
A colocação de um implante é um procedimento não invasivo

O implante dentário serve como substituto da raiz de um dente natural ausente e funciona em uma ancora para um dente postiço (coroa), uma ponte fixa, uma prótese parcial removível ou total.

O implante é cirurgicamente inserido no osso, em volta do implante irá ocorrer um processo que consiste na formação de tecido ósseo o que permitirá unir o implante ao organismo, este processo denomina-se de osteointegração.

A colocação de implante dentário único é comumente concluída em menos de uma hora em consultório com recurso a anestesia local.

Este procedimento é indolor à semelhança de outros procedimentos dentários não invasivos, uma vez que os tecidos moles se encontram anestesiados e o osseo não é nervado e portanto não gera dor.

O implante tem, então, um período de cicatrização com o osso por um mínimo de oito semanas. Se você tiver osso de má qualidade pode ser necessário recorrer a um enxerto ósseo. Um enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico para acrescentar altura ou largura ao osso maxilar de modo a aumentar seu volume para colocação de um implante, neste caso o processo total pode levar 12 ou mais meses.

O pós-operatório é, em situações normais, livre de dor e no caso de desconforto este é eliminado com o uso de analgésicos. O repouso é usualmente recomendado no dia da intervenção. O médico que acompanha o caso pode prescrever antibiótico e anti inflamatórios de acordo com o caso, as suas indicações devem ser respeitadas.

Algumas situações podem implicar o recurso a outros métodos de sedação mas o pós operatório, sem complicações, é usualmente simples.


Deve consultar o seu médico se tiver:

  • Desconforto excessivo que não pode ser controlado com analgésico.
  • Sangramento que não pode ser controlado.
  • Aumento do edema (inchaço) após o terceiro dia da cirurgia.
  • Febre.


Veja também: