AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os maiores mitos do sucesso profissional

Saiba quais são os mitos do sucesso profissional que pode encontrar pelo caminho. Não deixe que o impeçam de atingir os seus objetivos.

Os maiores mitos do sucesso profissional
Na busca pela chave para o sucesso profissional pode cruzar-se com alguns mitos.

Quantas vezes ouviu a frase: “o sucesso não é para qualquer um”? Certamente muitas e, invariavelmente, a esta ideia segue-se uma de várias teorias pré-concebidas, mas que nem sempre correspondem à realidade. De facto, muito se fala do sucesso profissional e do que necessita para lá chegar. Do que também se fala é de alguns mitos do sucesso profissional.


Caçadores de mitos… do sucesso profissional

São vários os mitos sobre sucesso profissional e alguns deles podem inibi-lo de tentar a sua sorte. Para evitar que isso aconteça, vamos desmistificar alguns dos maiores mitos do sucesso profissional.


1. Só alcança o sucesso quem não erra

Errado! Muito errado! Basta ver o perfil dos grandes empreendedores de sucesso ou conhecer as histórias de alguns dos maiores empresários do mundo. Entre as várias coisas que têm em comum há uma que lhe pode saltar à vista: todos cometeram erros nos seus percursos e contam com alguns fracassos. Mas não desmotivaram perante as dificuldades, nem tão pouco desistiram quando falharam. Pelo contrário, aprenderam, melhoram e evoluíram. Já dizia Henry Ford: “o fracasso é uma oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente". E estava tão certo!


2. O dinheiro é o principal fator de motivação no sucesso profissional

A definição de sucesso varia de pessoa para pessoa. Se para alguns o dinheiro pode ser o principal fator de motivação no sucesso ou a concretização máxima do sucesso, não significa que seja assim para todos os profissionais. Obviamente, todos gostam de ganhar dinheiro e do conforto que proporciona, mas quando o assunto é sucesso profissional, há que necessite de algo mais, como projetos desafiantes, por exemplo.


3. Só é bem-sucedido quem estuda nas melhores universidades

Obviamente uma boa formação académica é importante, mas nem todas as histórias de sucesso de fazem de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos em universidades de renome. Há mesmo quem, com poucos estudos, tenha construído verdadeiros impérios. Ou até quem tenha desistido dos estudos. Vejam-se os casos de Steve Jobs ou Bill Gates, que apesar de terem abandonado a universidade, mesmo assim criaram verdadeiros fenómenos globais. E exemplos destes há vários. Não é o “canudo” ou a universidade que faz o sucesso de um profissional, mas sim a sua motivação, ambição e dedicação.


4. Só tem sucesso quem é “adorado” por todos

É outro dos maiores mitos sobre sucesso profissional e não podia estar mais longe da verdade. Alcançar o sucesso nem sempre é fácil e, certamente, vai implicar decisões ainda mais difíceis e que não vão agradar a todos. Faz parte! Mas os profissionais de sucesso tomam decisões de forma consciente e ética. Se as pessoas gostam ou não deles, não é – de todo – a maior das suas preocupações. Conhecem, aceitam a realidade e, acima de tudo, sabem lidar com a situação.


5. Só os workaholics têm sucesso profissional

Trabalho árduo faz parte da realidade de um profissional de sucesso, mas isso não significa que trabalhem 24 horas por dia, sete dias por semana. Ser viciado em trabalho pode ser contra produtivo e os profissionais de sucesso sabem disso. Por essa razão, sabem estabelecer um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Claro que vão sempre sentir-se tentados a verificar o email ou a falar sobre trabalho se a oportunidade surgir, mas sabem apreciar as vantagens do tempo de lazer.


6. O sucesso é igual para todos

É um dos mitos do sucesso profissional mais comuns. Como referimos antes, o significado de sucesso pode ter diferentes conotações para pessoas distintas. Não existe uma definição comum ou parâmetros padrão para quantificar o sucesso profissional. Cada um terá o seu conceito próprio de sucesso. Se para uns será ocupar uma determinada posição numa empresa, para outro pode ser criar uma empresa própria, por exemplo.


Mitos e lendas urbanas há muitos!

Sim, e o mais certo é a lista continuar a aumentar. Mas uma coisa é certa, ainda que nem todos estejam talhados para o sucesso, todos podem tentar. O importante é que os mitos do sucesso profissional não o impeçam de – pelo menos – sonhar.


Veja também: