AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os países com melhor capital humano

Um paíse não se faz sem um capital humano de qualidade. Saiba quais os países com melhor capital humano e o que influencia essa posição.

Os países com melhor capital humano
Conheça a forma como cada país investe no seu capital humano

O capital humano é um dos fatores primoridias em todos os países. Sem um capital humano de qualidade, como é que um país evolui? Qual a importância do capital das pessoas para cada país? E como é que isso é tratado? Estas foram algumas das questões que estiveram na base do Relatório de Capital Humano, realizado pelo Fórum Económico Mundial. Este relatório analisou mais de 46 indicadores em 124 países, destacando-se, entre tantos outros fatores, a educação, competências e emprego. 

De fora não ficaram questões associadas à taxa de desemprego, a avaliação da população ativa, a distribuição de emprego por atividade económica, a distribuição dos estudantes por área de estudo, entre outros.
 

Top 5 dos países com melhor capital humano


Em primeiro lugar deste ranking está a Finlândia que obteve uma avaliação de 86%. Este lugar deveu-se sobretudo ao forte investimento que este país sempre fez na educação dos mais jovens e também à aposta permanente na educação da população mais velha.  De seguida, conheça o top 5 dos países com melhor capital humano:

1. Finlândia
2. Noruega
3. Suíça
4. Canadá
5.  Japão
 

Principais conclusões

De um modo geral, este Relatório divulgado já este ano conclui que não existe ainda nenhum país que consiga aproveitar ao máximo todo o portencial identificado na sua população. Alguns dos principais motivos para isto acontecer dizem respeito ao fato dos sistemas de ensino ainda não estarem completamente alinhados com as competências realmente necessárias para conseguirem prepar as pessoas para dar resposta absoluta aos mercados de trabalho atuais.

Numa escala de 0 a 100%, a conclusão é que mesmo os países com melhor capital humano, não o conseguem, ainda, aproveitar a 100%. Daí que se defenda, a nível mundial, o forte investimento na formação, sendo ela um dos principais caminhos que ajudará a chegar a uma maior potencialização do capital humano.
 

E Portugal?

No estudo apresentado, Portugal é indicado como um país que consegue um resultado de 74,5%. Não sendo um dos 5 países com melhor capital humano, apresenta, no entanto, um bom resultado face à potenciaçlização do seu capital.