Catarina Reis
Catarina Reis
02 Mai, 2018 - 11:00

8 estratégias para otimizar tempo no trabalho (e dedicar-se mais ao lazer)

Catarina Reis

Dizemos-lhe como pode fazer para otimizar tempo no trabalho, ser mais produtivo e ter mais minutos – e horas – para o lazer.

8 estratégias para otimizar tempo no trabalho (e dedicar-se mais ao lazer)

Aprender a otimizar tempo é essencial para ganhar qualidade de vida, quer no trabalho, quer fora dele. Aqui ficam 8 dicas para melhor gerir este precioso recurso e dar mais tempo ao seu lazer e descanso.

8 estratégias para otimizar tempo e ser mais produtivo

Aqui ficam as nossas dicas para otimizar tempo.

otimizar tempo

1. Pare de procrastinar

Parece óbvio? É porque é mesmo. Procrastinar, ou adiar interminavelmente o início de uma determinada atividade, é uma das formas de sabotar a sua produtividade. Acredita-se que este hábito tem âncora na ansiedade e no perfecionismo – afinal de contas, evitamos concretizar aquilo que nos parece inatingível para o que julgamos serem as nossas capacidades.

Mas, a verdade é que procrastinar apenas faz aumentar o stress. Por isso, da próxima vez que der por si a evitar começar uma tarefa simples (como levantar-se de manhã) ou complexa (como pensar num novo projeto para a empresa), pare de pensar e passe à ação.

2. Tire uma hora do seu tempo já para arrumar a sua caixa de correio eletrónico

Todos os dias abre o email e passa alguns minutos a apagar spam? Está na hora de fazer alguma coisa em relação a essa verdadeira perda de tempo. Tire uma hora do seu dia e faça “unsubscribe” de todas as mailing lists em que não faz nenhum sentido estar.

3. Não comece o seu dia de trabalho nas redes sociais

Se a primeira coisa que faz quando chega ao trabalho é um scroll no facebook, pare imediatamente de o fazer. Comece o seu dia com uma atividade intelectualmente estimulante, como uma boa leitura ou uma reflexão sobre os seus objetivos para o dia – ou para a semana. Vai ver como este pequeno gesto o fará otimizar tempo.

4. Abriu um email? Responda

Responda de imediato aos emails que abre; caso contrário, terá que abri-los uma segunda vez. É óbvio, mas é o que a maior parte de nós faz: duplicar o tempo de resposta a um email.

5. Faça reuniões em pé

Esqueça as reuniões eternas. Promova as reuniões em pé, com ordem de trabalhos pré-estabelecida e conhecida por todos os envolvidos. Vá direto aos assuntos em análise. A equipa agradece.

6. Desligue-se do telemóvel

Procure manter-se focado nas atividades que tem em mãos, pelo menos, durante 20 minutos seguidos; é este o tempo que o seu cérebro necessita para entrar em velocidade de cruzeiro. Se de cada vez que recebe uma notificação no telemóvel desvia o olhar, ainda que por poucos segundos, quebra a sua concentração e, para se voltar a focar na atividade, irá necessitar de muito mais tempo.

7. Abandone o multitasking

Opte pelo “monotasking“: as tarefas complexas requerem atenção total, por isso, lembre-se de lhes dedicar o tempo e recursos necessários. O multitasking é importante e vantajoso apenas para tarefas simples.

8. Medite

Para otimizar tempo, tem necessariamente que otimizar as suas competências de concentração, comunicação, e clarificação de conceitos. Meditar vai ajudá-lo imensamente a manter-se focado e a ser mais produtivo.

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