Outlook ou Gmail: qual o melhor?

Outlook ou Gmail: qual o melhor? Já fez a sua escolha ou ainda vai a tempo de optar por um dos dois?

Outlook ou Gmail: qual o melhor?
Há diferenças entre os dois provedores de email.

No mundo da internet há imensos provedores de email. Porém, há dois que se destacam. Outlook ou Gmail: qual o melhor? É a pergunta que se impõe. Produtividade, rapidez, personalização… tudo serve para comparar estes dois gigantes. Há quem já tenha trocado entre os dois. Mas, afinal, quais são as vantagens e os defeitos do Outlook? E do Gmail? Fomos testar algumas das características. Aqui estão as conclusões.
 

Outlook vs. Gmail: o frente a frente

 

O desktop pela web

Confuso? Esta talvez seja a grande distinção que podemos fazer, em primeiro lugar, sobre o Outlook e o Gmail. Apesar de também poder aceder ao Outlook através de um browser, a forma mais usual é através do programa disponibilizado pela Microsoft que conta com o Outlook 2016 como versão mais recente. Já para aceder ao Gmail terá, necessariamente, de o fazer através da internet (a não ser que arranje um programa específico como o Thunderbird… mas isto já é mais avançado!).

 

Interface

Ambos os provedores oferecem uma interface bastante limpa e acessível a qualquer um. Tanto o Outlook como o Gmail permitem um fácil acesso aos emails e a todos os recursos disponíveis. Há quem prefira um, há quem prefira outro… aqui a escolha é sua.

 

Acesso offline

Para quem nunca está parado no mesmo sítio, ter acesso ao email mesmo sem qualquer ligação à internet pode ser bastante importante. Ora, aqui o Outlook ganha por possuir um programa que pode instalar no seu computador e que vai guardando todo o correio eletrónico que passa pelo seu endereço de email.

 

Contactos

O Outlook, através do Outlook 2016, permite guardar e organizar todos os seus contactos. Desde contactos telefónicos, contactos de email e muitas outras informações sobre todas as pessoas que conhece. Para além disso, pode sincronizar os contactos com as contas de Facebook ou LinkedIn, por exemplo.
No caso do Gmail, apesar de também ser possível guardar contactos e ainda várias informações adicionais, parece ser menos “user friendly”. 

 

Armazenamento e limites de anexos

Aqui, há discussão é maior. O Gmail oferece 15GB de armazenamento grátis. Porém, este espaço livre divide-se entre a sua conta de email e tudo o que guarda no Google Drive. Ao nível dos anexos, é possível enviar ficheiros até 25MB.
O caso do Outlook é mais bicudo porque ninguém consegue perceber bem qual a quantidade de espaço disponibilizado. Há até quem diga que é apenas 5GB… E quanto a anexos? Até 10MB.

No geral, não existe algo que nos permita dizer que o Outlook é melhor que o Gmail ou o contrário. Ambos têm defeitos e ambos têm qualidades. No que um falha, o outro é bom e vice-versa. O nosso conselho? Mantenha aquilo que já tem. E se quiser testar a “concorrência” pode sempre partilhar connosco as suas conclusões!


Veja também: