Ouvidos entupidos num voo? Saiba o que fazer

Reconhece a sensação de ouvidos entupidos num voo? Saiba porque motivo isto acontece e o que deve fazer para se livrar deste incómodo.

Ouvidos entupidos num voo? Saiba o que fazer
Saiba o que fazer quando fica com os ouvidos entupidos durante o voo

Não há nada mais incomodativo do que ficar com os ouvidos entupidos num voo. A sensação pode deixá-lo irritado ao ponto de querer sair do tubo voador a correr! Não consegue ouvir música, não consegue distrair-se com nada e tudo começa a cansá-lo.

O termo apropriado para designar este problema é barotrauma do ouvido. Este distúrbio é caracterizado por desconforto e dor de ouvido devido a alterações na pressão.

O que acontece quando ficamos com os ouvidos entupidos num voo?

Para entender o que acontece quando sentimos os ouvidos entupidos num voo, temos que entender a anatomia da orelha.

A orelha divide-se em três partes: a orelha externa, a orelha média (onde fica abrigado o tímpano) e a orelha interna. A orelha média está ligada à parte de trás do nariz e da garganta, através de uma passagem chamada tuba auditiva ou trompa de Eustáquio, cujo trabalho é manter o equilíbrio da pressão do ar entre o nariz e a orelha.

Ora, quando estamos a meio de um voo e há uma mudança rápida na pressão do ar, acontece um colapso na trompa de Eustáquio, o que interfere no normal fluxo de ar do nariz até à orelha.

O que fazer para deixar de sentir os ouvidos entupidos?

O que tem que fazer é re-estabilizar os níveis de pressão do ar. Para tal, terá que fazer alguns dos seguintes exercícios.

1. Aperte o nariz e sopre suavemente

Sabe aquela sensação de bolha de ar a rebentar? Esse é o som que quer ouvir. Para fazer “pop”, procure fechar o nariz e a boca, enquanto abriga o ar no ouvido médio.

Faça isto apenas uma vez e suavemente, não repita e não faça força ao empurrar o ar, pois pode romper a membrana que permite que ouça. Quando esta membrana rompe, pode causar-lhe perda auditiva, tonturas, zumbido ou até danos nervosos.

2. Mova os músculos da boca

Eis porque deve levar pastilhas elásticas na sua bolsa: para casos como este, em que precisará de mover os músculos da mandíbula por mastigação. Boceje ou engula água ou outras bebidas, pois isto pode ajudar a reabrir as trompas de Eustáquio.

Se for viajar com bebés, leve uma chupeta para os ajudar, no caso de ficarem com os ouvidos entupidos num voo.

3. Use um descongestionante

Há certos medicamentos que reduzem os vasos sanguíneos e a inflamação na sua cavidade nasal. Ao ter um efeito imediato, pode tomá-lo mesmo antes da descolagem e evitar, à partida, que os seus ouvidos fiquem entupidos.

Se o entupimento persistir

Na maior parte das vezes, a pressão deve desanuviar-se algumas horas depois de aterrar, porém, se o entupimento persistir, poderá indicar que esteja a acumular líquido na orelha e que não está a haver a correta ventilação.

O recomendável é que visite um médico o quanto antes, para evitar uma experiência de perda auditiva temporária, em que lhe parecerá que está a ouvir conversas debaixo de água. Não coloque a sua audição em risco e evite infeções graves, consultando um médico.

Veja também: