Quais são os painéis solares mais eficientes do mercado?

Procura os painéis solares mais eficientes? Conheça as melhores opções no mercado e o que deve considerar na sua escolha. 

Quais são os painéis solares mais eficientes do mercado?
Poupe mais com energia solar

Quando pensa em apostar em energia solar, a primeira preocupação prende-se com escolher os painéis solares mais eficientes. Considerando o investimento inicial necessário, pode ser uma boa opção escolher os painéis solares mais eficientes, porém, é importante avaliar se a diferença de preço compensa. Ou seja, se considerar duas opções, sendo que uma é ligeiramente mais eficiente do que a outra mas custa o dobro, pode não compensar.

Como em quase tudo, quando se trata de encontrar os painéis solares mais eficientes, a proporção custo/benefício é muito importante. Assim, na hora de avaliar todas as opções, sugerimos que faça uma tabela onde deve registar as especificações de cada um e respetivo preço para uma melhor avaliação. O Portal da Energia compilou uma lista com as células e os painéis solares mais eficientes disponíveis no mercado. Se este é o ponto mais importante na sua pesquisa, tome nota das opções que existem.
 

As 4 células solares mais eficientes

Soitec & Fraunhofer Institute 

É a solução que apresenta maior eficiência: 46%. Porém, apesar de serem líderes mundiais, não são muito usadas no mercado residencial uma vez que são extremamente caras. São compostas por células de junção quádrupla, um pouco complicadas e usadas, por exemplo, pela agência espacial NASA.

 

Sharp

No ranking da eficiência, a Sharp ocupa o segundo e terceiro lugares com 44,4% e 37,9% de eficiência, respetivamente. Perdeu, recentemente, o primeiro lugar para as anteriores mas ainda lidera quando se trata de células de junção tripla. As de 37,9% de eficiência diferem das anteriores pois não usam sistema de concentração de luz solar, já as anteriores usam um sistema que concentra a luz solar o as torna mais caras.
 


Spanish solar research institute (IES) and university (UPM)  

Estas células são de junção dupla e oferecem 32,6% de eficiência. De acordo com o Portal da Energia, estas são diferentes das normalmente usadas no mercado comercial e residencial.



Os 3 painéis solares mais eficientes 


Soitec & Fraunhofer 

Com 36,7%, os líderes em eficiência são os Soitec & Fraunhofer, porém, estes módulos ainda não são comercializados em zonas residenciais.
 


SunPower 

Apesar dos seus 21,5 % de eficiência, os painéis solares da SunPower são os recordistas no mercado comercial. Os módulos SPR-327NE-WHT-D venceram todos os testes de campo.

 

Q-Cells 

Com 17,4% de eficiência, os painéis solares Q-Cells Thin-film são os preferidos na categoria de módulos de película fina e são muito usados em instalações residenciais.

 

MiaSolé

Com apenas 15,5% de eficiência os MiaSolé têm a vantagem de ser muito flexíveis.

 

Como escolher os painéis solares mais eficientes?

Como já referimos, escolher o melhor painel solar para a sua habitação ou empresa não passa apenas pela eficiência energética mas, também, pela relação custo/benefício. Por exemplo, se optar por painéis solares com elevada eficiência energética, mais caros, mais tempo vai demorar a amortizar a instalação. Por outro lado, podem ser mais caros mas a poupança também será maior. 

Quando se trata de energia solar, tudo depende do seu perfil de consumo de cada habitação e da sua capacidade de investimento. Assim, se está a considerar colocar painéis solares na sua habitação ou empresa, contacte um engenheiro (civil ou mecânico) ou um instalador, que serão os melhores profissionais para o aconselhar sobre quais as melhores opções para si. 

Na Energia Simples encontra profissionais com mais de uma década de experiência e as melhores ofertas no mercado de autoconsumo. Não só é dono da sua energia, como há benefícios por trazer amigos e vantagens extra em cada plano de energia. Como vê, poupar é Simples. Para saber mais, peça uma simulação adequada às suas necessidades. É rápido, simples e cómodo. 

Veja também: