Os países com impostos mais baixos

Há lugares no mundo onde os impostos ainda são baixos. Saiba quais são os países com impostos mais baixos do mundo.

Os países com impostos mais baixos
Há países com impostos realmente baixos

Os impostos praticados pelos governos de cada país podem ser um grande entrave ao desenvolvimento da economia e à respetiva implantação das empresas. A verdade é que há países com impostos extremamente elevados, tanto para o setor empresarial, como para os próprios contribuintes. Por outro lado, existem ainda alguns países no mundo onde as taxas de impostos são substancialmente baixas para a médica praticada.

Um relatório de Competitividade Global do Fórum Económico Mundial revela os países com impostos mais baixos, baseando-se nos dados do Banco Mundial. Como são feitas estas contas? É simples. Na verdade, para percebemos quais os países que têm impostos mais baixos, basta somarmos os cinco tipos diferentes de impostos e contribuições que têm de ser pagas, já descontado todas as deduções e isenções. Se esta a pensar montar o seu próprio negócio, saiba quais são os países com impostos mais baixos.
 

Top 5 dos países com impostos mais baixos

 

1. Macedónia

O país no mundo com impostos mais baixos é a antiga república jugoslava da Macedónia, que apresenta uma taxa média de impostos de apenas 7,4%, sendo por isso o único país com uma taxa de imposto inferior a 10%. Como nem tudo é um mar de rosas, o fato de aqui se pagarem poucos impostos deu origem a que o FMI detetasse este ano que a dívida pública no país duplicou desde 2008. É de questionar quanto tempo mais os impostos poderão continuar tão baixos.

 

2. Qatar

No Qatar a taxa de impostos paga é de cerca de 11,3%, sendo que este é o segundo país com impostos mais baixos do mundo!

 

3. Kuwait

O Kuwait mantém-se fiel à sua baixa taxa de impostos que se situa nos 12,8%. Estes dados mantém-se mesmo depois de o FMI ter sugerido ao país introduzir um imposto sobre os lucros das empresas. Desta forma, o Kuwait conseguiria enfrentar o seu déficit fiscal.

 

4. Bahrein

Rico em petróleo, o Bahrein é um país pequeno que pratica uma das menores taxas de impostos do mundo (13,5%). Na prática, aqui não há impostos sobre rendas, ganhos de capital, propriedades, juros ou quaisquer outras taxas.

 

5. Lesoto

A fechar o top 5 e não muito longe do anterior classificado, surge o Lesoto, que é um país que mantém os seus impostos nos 13,6%. Neste caso, é importante ressalvar que o Lesoto é um país africano, dos mais pobres do mundo.
 
E se pudesse pagar menos impostos e preparar melhor a sua Reforma?

Veja também: