Os países com menos evasão fiscal

O combate à evasão fiscal tem dado frutos em Portugal que se assume, atualmente, como um dos países com menos evasão fiscal.

Os países com menos evasão fiscal
Portugal tem o sétimo nível de evasão fiscal mais baixo em território europeu

Um relatório publicado recentemente pela Comissão Europeia e relativo aos 26 países que fazem parte da União Europeia, revela o peso da evasão fiscal em cada país. O relatório intitulado “Study to quantify and analyse the VAT Gap in the EU Member States 2015” mostra que, por exemplo em Portugal, a evasão fiscal tem vindo a cair significativamente. 
 

O que é a evasão fiscal?

A evasão fiscal é um fenómeno grave que acontece em grande parte dos países e que requer fortes medidas para a combater. Quando se fala em evasão fiscal, fala-se na tentativa de fuga aos impostos, o que é considerado uma fraude que poderá ter graves consequências, nomeadamente para o desenvolvimento económico de um país. A fuga aos impostos, quando em grande escala, pode ser responsável, entra tantas outras coisas, pela diminuição da receita pública.

Todas as formas de evasão fiscal são ilícitas, recorrendo maioritariamente a documentos falsos ou informações manipuladas para chegar ao fim pretendido.

 

Os países com menos evasão fiscal na Europa

Os países com menos evasão fiscal em território europeu, atualmente são:
  • Finlândia
  • Holanda
  • Suécia
  • Luxemburgo
  • Eslovénia
  • França
  • Portugal

No caso de Portugal, o estudo agora divulgado revela que o país está em sétimo lugar na listas dos países que melhor têm combatido a evasão fiscal. Portugal regista, neste momento, 9% de fuga ao IVA, um dado que tem vindo a baixar nos últimos anos e que o coloca no top 10 dos países com menos evasão fiscal. Exatamente com a mesma percentagem está a França, que empata assim com Portugal.

Segundo este estudo agora divulgado, a Grécia e a Itália são os países que apresentam uma evasão fiscal mais alta, etnado ambos acima dos 30%.

 

Que medidas têm sido tomadas no combate à evasão fiscal?

Os dados relativos a Portugal são positivos, uma vez que a média europeia é de 14%, estando o país 40% abaixo desse valor. Para isso contribuíram as fortes medidas que têm sido implementadas no combate à fraude e à evasão fiscal. Exemplo disso são os procedimentos associados à e-fatura, que têm originado resultados satisfatórios nesse contexto.



Veja também: