Os 6 países com o melhor vinho do mundo

Eleger o melhor vinho do mundo pode ser uma decisão pessoal, mas conhecer as principais regiões vitivinícolas é uma grande ajuda: descubra-as aqui.

Os 6 países com o melhor vinho do mundo
As principais regiões vitivinícolas do mundo

Entre tinto, branco e rosé os gostos dividem-se, mas é inquestionável que há vinhos que suscitam verdadeiros prazeres sensoriais. A acompanhar uma refeição ou num ato exclusivo de degustação, o vinho pode ser apreciado de diversas formas. Se planeia viajar, conheça as principais regiões vitivinícolas, onde é produzido o melhor vinho do mundo.


O melhor vinho do mundo está aqui

Embora em vários países existam distintas regiões vitivnícolas, apresentamos, a seguir, os seis países detentores das regiões onde se produz o melhor vinho do mundo.


França

Se o assunto é o melhor vinho do mundo, é inevitável falarmos de França. Este país tem várias regiões vinícolas de renome e fama mundial. Para começar, a região de Champagne é não só uma das regiões francesas com maior produção de vinho, como a sua fama mundial fez com que a maior parte das pessoas se refira aos vinhos espumantes como sendo champanhe, adotando o nome da região onde o mesmo teve origem.

Além desta região, França tem também outros locais de forte prdução vinícola, como a Alsácia - conhecida especialmente pelos vinhos brancos, a tradicional região de Beaujolais - mais conhecida pelos vinhos tintos, ou mesmo Bordéus - famosa pelos vinhos (brancos e tintos) secos e doces.



Itália

Este país reúne 20 regiões de produção de vinho, com uma tão grande importância que consegue ser o maior produtor de vinho a nível mundial. As diferentes regiões, caracterizadas por solos e condições cimatéricas distintas, produzem vinhos com características diferentes e que agradam tanto os consumidores ocasionais como os mais entendidos e conhecedores.

As principais regiões de produção de vinhos italianas são a Toscânia, a Sicília e a Lombardia: regiões com vinhos muito diferentes mas conhecidos mundialmente.



Espanha

O nosso país vizinho assume-se também como um dos grandes produtores vinícolas - ocupando atualmente o terceiro lugar - onde, na opinião de alguns, se produz o melhor vinho do mundo. Além da grande qualidade dos vinhos produzidos em Espanha, este produto alia uma outra vantagem que é um preço não muito elevado para a qualidade que apresentam.

Assim, a riqueza do seu vinho tinto e a pureza do seu vinho branco são conhecidas mundialmente e consideradas excelentes opções para a companhas praticamente qualquer tipo de refeição.



EUA

Ocupando a quarta posição no ranking dos maiores produtores de vinho do mundo, os Estados Unidos conseguem-na principalmente pelos vinhos produzidos no estado da Califórnia, responsável por 90% da produção. São vinhos oriundos de Napa e Sonoma que contribuem para a crescente importância dos Estados Unidos como produtor de vinho.



Argentina

A Argentina surge como um país com grande reputação na produção de vinhos de qualidade a nível mundial. Os sabores únicos dos vinhos produzidos nas zonas altas e nas zonas baixas da região de Mendoza são reconhecidos mundialmente e considerados por muitos o mehor vinho do mundo.



Portugal

Por fim, e como não poderia deixar de ser, o nosso país é também um excelente produtor de bons vinhos. As nossas regiões demarcadas garantem a excelência de vinhos tanto de mesa como espirituosos. O Douro é talvez a região vitivinícola mais famosa de Portugal, devendo-a noameadamente ao vinho do Porto. Mas há ainda o Dão, o Alentejo e mesmo o Alvarinho: vinhos que deve definitivamente experimentar.

Se aprecia vinhos e gosta de viajar, alie os dois prazeres percorrendo os países acima mencionados, pois terá a garantia de encontrar sempre excelentes produtos, para poder decidir qual deles é, para si, o melhor vinho do mundo.

Veja também: