Os países mais afetados pelo terrorismo

O terrorismo é uma fim silenciosa que surge sem pedir licença e arrasa uma cidade, um país, um mundo. Atualmente, saiba quais os países mais afetados pelo terrorismo.

Os países mais afetados pelo terrorismo
O terrorismo é mais notório em África
  • As vidas que se perdem por causa do terrorismo têm vindo a crescer

O terrorismo tem deixado marcas irrecuperáveis em todo o mundo. Sem dias e horas marcadas, surge nos mais improváveis locais com a força devastadora que pode, em segundos, eliminar centenas de vidas e deixar um nível de destruição implacável.

É impossível não recordar os mais recentes acontecimentos vividos em Paris, onde o terrorismo chegou sem pedir licença já por duas vezes e arrasou a cidade e o país. 

As consequências sociais de atos desta índole assumem uma gravidade tremenda, transportando-se depois para consequências económicas que podem revolucionar a economia global, como foi o caso dos atentados terroristas do 11 de setembro. Depois disso, não mais Nova Iorque, os Estados Unidos e o mundo foram os mesmos e essa é sem dúvida uma das grandes vitórias dos terroristas que praticam estes atos: dominar o mundo e fazer crer que eles têm poder para conseguirem o que querem.

No entanto, há países que sofrem mais com o terrorismo do que outros. Atualmente, os países mais afetados pelo terrorismo são países maioritariamente africanos.

Quem o diz é um estudo publicado este ano pelo Instituto de Economia e Paz. O Global Terrorism Index 2015 revela que, só em 2014, o mundo perdeu 32.658 mil vidas vítimas de atos terroristas. Quando feitas as contas, os dados são avassaladores, uma vez que representam um crescimento de 80% de mortes face aos dados de 2013.

Analisando mais em pormenor este tema do terrorismo, é o Estado Islâmico quem ganha no número de atos terroristas. O EI atua principalmente na Síria e no Iraque e é responsável por 51% das mortes totais referidas em cima. Grande parte dos ataques terroristas protagonizados pelo EI são essencialmente nestes cinco países, que são os países mais afetados pelo terrorismo:

  • Afeganistão;
  • Iraque;
  • Nigéria;
  • Paquistão;
  • Síria.

Ainda assim, há terrorismo espalhado pelo mundo inteiro, sendo que há pelo menos 67 países identificados como alvos de terrorismo, incluindo por exemplo a Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá ou França.

Este estudo agora publicado teve na sua génese uma forte investigação sobre os padrões de atividades terroristas em cerca de 162 países. Estes países foram selecionados tendo em conta o total de incidentes registrados em 2014: número de mortes, de feridos e os danos materiais resultantes dos atos terroristas.
 

Top 20 dos países mais afetados pelo terrorismo

1. Iraque
2. Afeganistão
3. Nigéria
4. Paquistão
5. Síria
6. Índia
7. Iemen
8. Somália
9. Líbia
10. Tailândia
11. Filipinas
12. Ucrânia
13. Egito
14. República Centro-Africana
15. Sudão do Sul
16. Sudão
17. Colômbia
18. Quénia
19. República Democrática do Congo
20. Camarões


Veja também: