Os países mais competitivos do mundo

A competiividade de um país é um dos fatores cruciais para percerber o peso da sua economia à escala global. Saiba quais são os países mais competitivos do mundo.

Os países mais competitivos do mundo
O que contribui para a competitividade de um país?

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersA competitividade de um país é uma alavanca primordial para a sua economia. Um país que não se saiba posicionar à escala mundial, acaba por ser empurrado para um lugar pouco aprazível. É fundamental que, de certa forma, os países consigam inovar e oferecer o melhor para que se tornem competitivos face aos restantes.

O último relatótio do Fórum Económico Mundial publicado este ano, revela a competitividade de cerca de 140 países, analisando mais de 12 caraterísticas diferentes.

Atualmente, é a Suíça que lidera o top dos países mias competitivos do mundo, estando à frente deste ranking há cerca de sete anos consecutivos.

Segundo o relatório, há pelo menos uma caraterística transversal a todos os países competitivos, o fato de serem capazes de detetar e investir em grandes talentos.
 

Top 5 dos países mais competitivos do mundo

 

1. Suíça

É um país Europeu que lidera o ranking dos países mais competitivos do mundo. A Suíça surge aqui a manter a mesma posição face a 2014, apresentando-se como líder mundial na inovação. No entanto, um fator que deve melhorar e que em muito influencia o governo é o sistema burocrático do Governo que assume um caráter ineficiente.
 

2. Singapura

Singapura também segura o seu lugar face a 2014, tendo como grande vantagem no mundo da competitividade o fato de se assumir como líder mundial do ensino superior.
Como pontos negativos que possam influenciar os negócios, destaque para o legislação aplicada ao trabalho.
 

3. Estados Unidos

A ocupar o terceiro lugar dos países mais competitivos do mundo, os Estados Unidos também mantêm a mesma posição desde há muito. Lideram mundialmente pelo fato de apresentarem uma grande elasticidade das suas valências, mas acarretam um fator problemático para os negócios devido aos níveis de impostos praticados.
 

4. Alemanha

A Alemanha é um dos países deste top que subiu de posição face ao ano anterior. Agora em quarto lugar, a sofisticação dos seus negócios são um exemplo para a competitividade mundial. No revés, destaque para a complexidade dos impostos que em muito dificulta alguns negócios.
 

5. Holanda

A fechar o top 5 deste ranking, mais um país europeu que também subiu face a 2014. A Holanda tem-se vindo a revelar um país cada vez mais competitivo, sendo que apresenta a melhor posição mundial no que refere às infraestruturas.
Também a legislação no trabalho se assume aqui como um fator bloqueador à competitividade.


Veja também: