Os 10 países mais desenvolvidos do mundo

Quais os principais fatores que fazem com que um país seja desenvolvido? Fique a saber neste artigo quais são os países mais desenvolvidos do mundo.

Os 10 países mais desenvolvidos do mundo
O relatório da ONU indica quais os 10 países mais desenvolvidos do mundo

Um país desenvolvido é um país que, à partida, reúne todas as condições essenciais para os cidadãos terem qualidade de vida. Dentro desta ótica, o relatório divulgado pela ONU revela quais os 10 países mais desenvolvidos do mundo, assumindo essencialmente os valores definidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Embora se fale neste artigo dos países mais desenvolvidos do mundo, é preciso não descurar o terrível índice de pobreza, as guerras e os lugares no mundo onde ainda se vive em condições pouco dignas.


Top 10 dos países mais desenvolvidos do mundo


1. Noruega

Países mais desenvolvidos - Noruega
A Noruega assume a liderança do ranking dos países mais desenvolvidos do mundo, tendo atualmente uma expetativa média de vida de 81,5 anos. Considerado um país com uma qualidade de vida extraordinária, a Noruega oferece uma economia próspera, sendo produtora de petróleo e gás natural. O Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,944.


2. Austrália

Países mais desenvolvidos - Austrália
Considerado o segundo país mais desenvolvido do mundo, a Austrália tem um IDH de 0,933, assumindo uma esperança média de vida de 82,5 anos. Ainda considerado um país jovem, a Austrália tem já um lugar fundamental na economia mundial.


3. Suíça

Países mais desenvolvidos - Suiça
A Suíça, a par da Noruega, é também um dos países onde a qualidade de vida mais se evidencia. Com um IDH de 0,917, este país destaca-se essencialmente pelo forte índice de alfabetização.


4. Holanda

Já conhece a Holanda? Se ainda não, não perca essa oportunidade. A Holanda é um dos países mais civilizados do mundo que oferece padrões altíssimos de educação e alfabetização, acrescentando a enorme vantagem de ter um baixo índice de pobreza e de apresentar as melhores médias salariais do mundo. O IDH é de 0,915.


5. Estados Unidos

Os Estados Unidos já estiveram mais bem posicionados neste ranking, mas ainda assim surgem como o país mais desenvolvido do mundo. A expetativa média de vida ronda os 80 anos, tendo o país um IDH de 0,914. Os Estados Unidos diferenciam-se, essencialmente, por serem um colosso no que diz respeito às importações e exportações, contribuindo fortemente para a solidez da economia mundial.


6. Alemanha

Presente nos principais rankings de economia mundiais, a Alemanha surge em sexto lugar no top 6 dos países mais desenvolvidos do mundo. É um país essencialmente exportador de produtos elétricos e de engenharia, principalmente no setor automóvel. Se ficarmos numa escala europeia, a Alemanha é o país mais rico da europa, assumindo um IDH de 0,911.


7. Nova Zelândia

Sendo também ele um país recente, a Nova Zelândia entra sempre no ranking dos países mais felizes do mundo, revelando-se por isso um excelente país para viver. A esperança média de vida é de 81,1 anos e o IDH é de 0,910.


8. Canadá

No Canadá o sistema de saúde é gratuito, os impostos são baixos e o salário mínimo é um dos mais altos do mundo. Perante estes dados, o Canadá só poderia ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, com o IDH de 0,902.


9. Singapura

Singapura, embora seja uma cidade-estado, é um dos sítios com melhor qualidade de vida de toda a Ásia, assumindo-se como um dos grandes centros económicos do mundo. A esperança média de vida em Singapura é de 82 anos e o IDH situa-se nos 0,901.


10. Dinamarca

Em último lugar da tabela surge a Dinamarca, ainda considerada como um dos países mais desenvolvidos do mundo. Destaque para a forte modernização em atividades industriais, principalmente na área de construção naval. O IDH é de 0,900.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

Quando se fala em Índice de Desenvolvimento Humano, existem três fatores principais que estão intrinsecamente relacionados com o mesmo. São eles: esperança média de vida, escolaridade média e índice de alfabetização.


Veja também: