Os 10 países mais endividados do mundo

As grandes potencias mundiais, afinal, são países com grandes dívidas. Conheça os 10 países mais endividados do mundo.

Os 10 países mais endividados do mundo
O que pode contribuir para o endividamento dos países?

As dívidas de um país nem sempre são conotadas como algo negativo. Esta afirmação pode ser contraditória, mas a verdade é que há várias razões pelas quais um país se endivida, ou pelo fato de ser vítima de uma má gestão, ou simplesmente porque foi obrigado a fazer fortes investimentos cujo valor ultrapassou em larga escala o correspondente à sua liquidez.

Curiosamente, quando analisamos o top 10 dos países mais endividados do mundo, cedo percebemos que os mesmos são igualmente os países mais desenvolvidos do mundo. Se pararmos um pouco para pensar, percebemos prontamente que, nestes casos, é preciso investir para gerar desenvolvimento. E, muitas vezes, esse investimento traduz-se na inevitabilidade de gerar dívidas.


Top 10 dos países mais endividados do mundo


1. Estados Unidos

O top 10 dos países mais endividados do mundo arranca logo com os Estados Unidos em primeiro lugar que, curiosamente, é a segunda maior economia mundial. Depois da forte crise que se instalou em 2008, o Governo americano sentiu a economia fora de mão, conseguindo apenas fazer face às despesas. Atualmente, o país tem uma dívida de 17,75 triliões de dólares.


2. Reino Unido

Em segundo lugar deste ranking surge o Reino Unido, que tem visto a sua dívida aumentar significativamente nos últimos anos. Hoje em dia, o país tem uma dívida de 9,59 triliões de dólares, representado 406% do PIB, o que são efetivamente dados preocupantes.


3. França

Embora tendo uma dívida de 5,75 triliões de dólares, a França continua a investir fortemente, tentando levar o desenvolvimento do país para a frente. O Governo francês acredita que o investimento feito trará resultados a longo prazo.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre negócios actualizada ao minuto.

4. Alemanha

A Alemanha é uma das principais potencias mundiais, uma nação com uma imagem robusta aos olhos do mundo e que contribui positivamente para a economia mundial. Nem por isso deixa de ser o quarto país mais endividado do mundo, com uma dívida no valor de 5,54 triliões de dólares.


5. Luxemburgo

O quinto lugar deste ranking surpreende. Como é que um país tão pequeno é um dos mais endividados do mundo? A explicação é fácil. Apesar da dimensão do país, o Luxemburgo tem um grande setor financeiro, o que o lança para um patamar de credor líquido. Atualmente, tem uma dívida de 3,47 triliões de dólares.


6. China

A China é a maior economia mundial, mas tem sido confrontada com um aumento constante dos gastos do Governo nos últimos anos. Hoje em dia sofre um valor de dívida de 3 triliões de dólares.


7. Japão

Apesar de ser o sétimo país mais endividado do mundo, o Japão é uma das potencias mundiais que mais tem vindo a crescer. A sua dívida é de 2,86 triliões de euros, o que representa apenas 60% do PIB.


8. Itália

A Itália foi um dos países mais embrulhados na crise financeira, gerando também sucessivas crises políticas que atiraram o país para uma recessão que contribuiu para o aumento da dívida. É o oitavo país mais endividado do mundo, com uma dívida de 2,65 triliões de dólares.


9. Holanda

A Holanda sempre foi o espelho dos países desenvolvidos e dos exemplos a seguir, mas nem por isso se livra de uma carga de dívida brutal, que se situa na ordem dos 2,52 triliões de dólares e representa 344% do PIB.


10. Espanha

A fechar o top 10 dos países mais endividadas do mundo, surge Espanha, que tem sido confrontada, nos últimos anos, com graves situações políticas e económicas. Não tem sido fácil contornar os tempos negros, o que justifica que tenha atualmente uma dívida de 2,3 triliões de dólares.


Veja também: