Os 10 países mais exportadores do mundo

Entre mercadorias e serviços, é imenso o peso que as exportações assumem no panorama comercial mundial. Saiba quais os países mais exportadores do mundo.

Os 10 países mais exportadores do mundo
A China é a maior exportadora do mundo

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Todos os anos a Organização Mundial do Comércio (OMC) analisa os países a nível mundial e divulga a lista dos maiores exportadores do mundo. Incluindo mercadorias e serviços, os países que mais exportam assumem uma importância fulcral no panorama global, uma vez que contribuem para a circulação de bens e serviços que acabam por ser fundamentais a outros países que, se não importassem, nunca teriam capacidade de os produzir.
 

Top 10 dos maiores exportadores do mundo

 

1. China

A China é há vários anos o maior exportador mundial, espelhando um volume de negócios e exportações que ultrapassa significativamente os restantes  classificados da lista. O ano passado, a China registou 11,8% de exportações, que se traduziram em 2210 biliões de dólares.
 

2. Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América são, sem sombra de dúvida, um dos países mais exportadores do mundo, que se assumem fundamentais no panorma global. Qual o país que, hoje em dia, não terá acesso a um produto americano?
Atualmente, os Estados Unidos têm um volume de exportações que está perto de 8,4% e um valor na casa dos 1579 biliões de dólares.
 

3. Alemanha

Sendo uma das potências mundiais mais relevantes no panorama das exportações, a Alemanha destaca-se, essencialmente, pelo número elevado de exportações de automóveis. Representa 7,7% das exportações mundiais, com um valor de 1453 biliões de dólares.
 

4. Japão

O Japão não traz boas notícias, uma vez que o número de exportações tem vindo a cair desde 2012, mas atualmente representa quase 4% do volume mundial das exportações com um valor avaliado em 715 biliões de dólares. Continua por isso a ser um dos países mais exportadores do mundo.
 

5. Holanda

Em quinto lugar deste ranking, a Holanda representa 3,5% das exportações mundiais, o que corresponde a 664 biliões de dólares.
 

6. França

Embora a Europa tenha sido assolada por uma vasta crise que fez tremer inúmeras áreas de negócio, a França continua a aguentar-se em matéria de exportações, assumindo 3,1% das exportações mundiais, com um valor de 580 biliões de dólares.
 

7. República da Coreia

Não muito longe da França e embora com menos projeção, a República da Coreia assume 3% das exportações mundiais, estando este montante avaliado em 560 biliões de dólares.
 

8. Reino Unido

Em oitavo lugar dos países mais exportadores do mundo está o Reino Unido que contribui 2,9% para as exportações mundiais, quase tanto como a República da Coreia. O valor está avaliado em 541 biliões de dólares.
 

9. Rússia

Apesar de ser uma grande potencia mundial, a Rússia não é dos países que mais exporta, ficando praticamente ao mesmo nível que a Itália, por exemplo, com quem assume um empate técnico. 2,8% é o seu peso no volume das exportações mundiais.
 

10. Itália

Em último lugar deste ranking surge a Itália que, conforme referido, está igualada à Rússia em matéria de exportações, assumindo também 2,8% com um valor de 518 biliões de dólares.
 
Veja também: