Publicidade:

Os 10 países mais inteligentes do mundo

O teste de QI é o suficiente para medir a inteligência de uma nação? Descubra quais são os países mais inteligentes do mundo.

Os 10 países mais inteligentes do mundo
Vale a pena investir na educação

Classificar os países mais inteligentes do mundo pode ser uma tarefa árdua. Uma vez que nem todos têm acesso ao teste de QI e que as estruturas educacionais podem ser muito diferentes entre si, a lista de países mais inteligentes é apenas uma visão superficial da educação mundial.

O teste de QI, ou Quociente de Inteligência, foi criado para tentar determinar a capacidade cognitiva de uma pessoa. Tem em conta a chamada idade mental, determinada a partir de testes específicos, e a idade cronológica. O teste tenta determinar se a pessoa apresenta resultados considerados na média para a idade.

teste

No entanto, o teste não é considerado uma ciência exata. A cognição de um indivíduo está relacionada não só com os fatores hereditários, mas conta também com as interações externas, como os fatores ambientais, por exemplo.

No teste de QI desenvolvido para adultos, a pontuação na escala que indica “inteligência média” é de 100 pontos.

Estes são os países mais inteligentes do mundo


10º Suécia

suécia

Em décimo lugar, com uma média de 101, está a Suécia, que possui um sistema de educação acessível, financiado pelo governo e de alta qualidade.

9º Áustria

Considerado um dos melhores sistemas educacionais do mundo, a Áustria possui a segunda maior percentagem de pessoas com grau de doutoramento no mundo. Entre mil cidadãos, 9 homens e 7 mulheres têm doutoramento. O QI médio da população adulta é calculado em 102.

8º Alemanha

Não é difícil encontrar uma área de estudo onde não esteja presente o nome de um estudioso alemão. O país possui um alto índice de licenciados e o QI médio da população adulta é de 102.

7º Itália

itália

Os italianos foram grandes conquistadores e donos de um Império. São referência nas ciências exatas e nas artes em geral. O progresso científico continua a fazer valer a fama mundial. O QI médio no país também é de 102.

6º Holanda

Considerado um país de destaque na educação infantil, o QI médio na Holanda marca, atualmente, 103.

5º Singapura

A pequena ilha no sul da Malásia atrai muitos investidores interessados em novas tecnologias. Com um QI de 103, o estado-cidade é hoje número um no ranking de testes estudantis.

4º Taiwan

Conhecido por ser um dos países com maior densidade populacional, Taiwan é também um dos países mais inteligentes. Com grande apreço pela ciência tecnológica, os seus habitantes dão muito valor ao sistema público de educação. O QI médio é de 104.

3º Japão

japao

O país é conhecido, entre inúmeras outras coisas, pela sua estima ao sistema educacional. A Universidade de Tóquio é considerada a melhor da Ásia e está também na lista de melhores universidades do mundo. Além de possuir uma alta esperança média de vida, os japoneses também detêm uma taxa altíssima de alfabetização: 99% da população. O QI médio é de 105.

2º Coreia do Sul

Com um QI médio de 106 e reconhecido pela inovação, o país possui ainda uma das ligações à internet mais rápidas e seguras do mundo.

1º China

Região Administrativa Especial da República Popular da China, Hong Kong tem o segundo melhor sistema educacional, perde apenas para a Finlândia. No topo da lista de países mais inteligentes do mundo, com um QI médio de 107, os estudantes de Hong Kong possuem uma lista extensa de disciplinas extra para cumprir, com a finalidade de manter a educação o mais completa e atualizada possível.

Veja também: