Os 10 países mais perigosos para as mulheres

Se é mulher e vai viajar, saiba quais os países onde é mais perigoso andar a passear sozinha: conheça os resultados do International Women’s Travel Center.

Os 10 países mais perigosos para as mulheres
10 países a evitar se é mulher e vai viajar

O International Women’s Travel Center (IWTC) analisou vários destinos turísticos e chegou à conclusão de que há alguns países para onde é mais perigoso viajar, especialmente se for mulher e estiver sozinha. Embora os perigos não cheguem apenas às mulheres, mas a todos os turista, é verdade que há locais onde as mulheres podem sofrer situações mais complicadas.


O top 10 dos países mais perigosos para as mulheres

Em 2014, o IWTC desencadeou este estudo para responder às afirmações de alguns sites turísticos de que é seguro viajar para todo o lado desde que se tenham em conta precauções e bom-senso. Na opinião do Centro, essas alegações ignoram que há países muito mais perigosos para as mulheres do que outros e que devem mesmo ser evitados enquanto destinos turísticos.

Em 2015, aquando da atualização da lista dos 10 países mais perigosos para as mulheres viajarem, esperavam poder retirar alguns países da lista, mas a verdade é que não só se mantiveram como ainda se tornaram, em alguns casos mais perigosos.

É ainda importante notar que esta lista contempla apenas os países que as mulheres que costumam viajar sozinhas mostram mais probabilidade de eleger como destino de férias. Há outros países que não constam da lista e para onde é possível viajar, mas que já nem são usualmente considerados pelas mulheres viajantes. Esses países ficam na categoria “nem pense em ir para lá” e abrangem os seguintes: Afeganistão, Iraque, Irão, Coreia do Norte, Paquistão, Sudão, Somália, Síria, Yemen.



1. Índia

Uma mulher é violada em Nova Deli a cada quatro horas. Um registo que explica o primeiro lugar na lista.



2. México

Determinadas regiões do país apresentam elevados níveis de violência e criminalidade dirigida a turistas. São seguros apenas os locais e resorts turísticos mais usados pelas agências.



3. Honduras

País com a taxa mais elevada de homicídios, segundo o US Department Sate, onde se incluem crimes cometidos por elementos da polícia.



4. Brasil

As taxas de criminalidade têm vindo a aumentar. Neste país, até conduzir pode ser extremamente perigoso.



5. Egito

De acordo com estudos britânicos, há um grande risco de ataques terroristas, raptos e crimes sexuais.



6. Quénia

País com elevados níveis de crimes sexuais e raptos dirigidos a mulheres turistas. Há também alguma atividade terrorista.



7. Colômbia

A situação neste país é tão complicada que até as mulheres ativistas dos seus direitos têm sido alvo de violações.



8. Turquia

As taxas de violação de mulheres locais e de turistas têm vindo a aumentar. Além disso, as turistas costumam queixar-se de assédio, perseguição e toques indesejados.



9. Arábia Saudita

O ISIS é responsável por grande parte dos crimes cometidos, especialmente contra mulheres. De qualquer modo, é muito difícil ter acesso a dados estatísticos mais concretos.



10. Venezuela

Elevados níveis de homicídios e de tráfico de seres humanos, especialmente de mulheres. Há também muita violência e assaltos dirigidos a turistas.

Se, ainda assim, decidir viajar para estes destinos, não se esqueça de tomar medidas extra de precaução, nomeadamente mantendo-se sempre acompanhada e nos pontos mais dedicados a turistas, com respetivas medidas de segurança.

Veja também: