Os países mais prósperos do mundo em 2016

Prosperidade? O que será a prosperidade associada a um país? Saiba em que campos vencem os países mais prósperos do mundo em 2016.

Os países mais prósperos do mundo em 2016
Portugal está na lista.

Prosperidade não significa apenas riqueza. Significa isso e… muito mais uma vez que depende de muitos outros fatores que, na totalidade, fazem a diferença. Fatores como, por exemplo, a liberdade, a segurança ou o meio-ambiente.
 
Produzido anualmente pelo Legatum, o índice da Prosperidade já deu a conhecer os países mais prósperos do mundo e, para surpresa de muitos (ou não), colocou o nome de Portugal na lista. Um estudo que tem como objetivo divulgar a prosperidade fazendo uma avaliação que não se baseie apenas em questões económicas, mas que avalie também questões relacionadas com o bem-estar. E depois de sete anos a dominar a lista, a Noruega acabou por cair para o segundo lugar, sendo ultrapassada pela Nova Zelândia. E os restantes países? Consegue adivinhar?


Este ano foram avaliados 149 países, contemplando nove categorias diferentes:

  • Economia
  • Empreendedorismo e ambiente negocial
  • Governo
  • Educação
  • Saúde
  • Segurança
  • Liberdades individuais
  • Capital Social
  • Meio-Ambiente
 
Em todos estes itens são avaliados diferentes aspetos que, de certa forma, acabam por definir a prosperidade de um país.
 

Top 5 dos países mais prósperos do mundo em 2016

 

1. Nova Zelândia

Em apenas um ano, a Nova Zelândia saltou da 4.ª para a 1.ª posição do ranking, destronando a Noruega. Um país com cerca de 5 milhões de habitantes que, apesar do reconhecido isolamento geográfico, não deixou de atingir a liderança dos países mais prósperos do mundo.
 

2. Noruega

Sete anos depois, a Noruega cai para a segunda posição. Apesar de não alcançar um grande destaque em cada uma das categorias, a soma das mesmas coloca-a na segunda posição da lista dos países mais prósperos do mundo.
 

3. Finlândia

Mais um país nórdico a ocupar o terceiro lugar deste ranking. A Finlândia roubou o lugar à vizinha Dinamarca e surge aqui com uma avaliação muito positiva. O grande destaque vai mesmo para campos como o Governo, onde surge na primeira posição de toda a lista, e para o meio-ambiente.
 

4. Suíça

Falar em prosperidade é falar na Suíça. Um país equilibrado e com uma excelente classificação a nível económico e de saúde. O grande destaque vai, contudo, para a categoria de educação onde a Suíça é rainha.
 

5. Canadá

A fechar o ranking do top 5 dos países mais prósperos está o Canadá. Consegue adivinhar a categoria em que este país mais se destaca? Isso mesmo… nas liberdades individuais.
 

Os restantes países mais prósperos:

6. Austrália
7. Holanda
8. Suécia
9. Dinamarca
10. Reino Unido
(…)
 
25. Portugal
Como é que Portugal ocupa uma posição tão respeitável nesta lista? Nós explicamos. No campo das liberdades individuais, Portugal ocupa a 10.ª posição nesta lista de 149 países. Mas há outros campos em que o nosso país se destaca como a segurança (25.º), meio-ambiente (27.º) e o governo (28.º). A pior categoria é mesmo a educação onde ocupa apenas o 61.º lugar.

 

Top 5 dos países mais prósperos do mundo em 2015

 

1. Noruega

Em 2015 a Noruega liderou o ranking dos países mais prósperos, conseguindo uma boa classificação relativamente aos pontos abordados. A sua melhor performance encontra-se no capital social.
 

2. Suíça

Falar em prosperidade é falar na Suíça. Um país equilibrado e com uma excelente classificação a nível económico. Também o empreendedorismo e a saúde são forças grandes na Suíça.
 

3. Dinamarca

Mais um país nórdico a ocupar o terceiro lugar deste ranking em 2015. A Dinamarca surge aqui com uma avaliação muito positiva, ganhando em terrenos de empreendedorismo e novas oportunidades. No campo do capital social e do Governo as coisas também correm bem.
 

4. Nova Zelândia

Bem mais longe, a Nova Zelândia é um dos países mais recentes que tem dado fortes provas de solidez em vários campos. Um deles é relativo às liberdades individuais, sendo que o seu ganho incentivo à prosperidade passa, essencialmente, pelo Capital Social.
 

5. Suécia

A fechar o ranking do top 5 dos países mais prósperos em 2015 estava a Suécia, um país que prima pela aposta no empreendedorismo e fabrica novas oportunidades constantemente. 

Os restantes países mais prósperos que completam o top 10:
6. Canadá
7. Austrália
8. Holanda
9. Finlândia
10. Irlanda 


Veja também: