Os países menos visitados do mundo

Não é por serem mais feios ou menos atrativos, mas a verdade é que existem alguns destinos que se assumem como os países menos visitados do mundo. Saiba porquê.

Os países menos visitados do mundo
Conheça o top 5 dos países menos visitados
  • A complicação logística é um dos fatores que mais afasta os turistas.

O mundo é um sítio extraordinariamente bonito para ser visitado, com uma oferta cultural, paisagística e gastronómica inominável. No entanto, há muitos países que não são praticamente visitados por turistas, entrando para o ranking dos países menos visitados do mundo. Das razões para isto acontecer, destaque essencialmente para a localização e acessibilidade. Quanto mais difícil é chegar a estes países, menos os turistas se sentem atraídos em visitá-los. Outros fatores importantes dizem respeito aos custos dos próprios países, à disponibilidade de vistos, à logística associada ou até mesmo a questões de guerra e governamentais. 

Não é fácil apurar números exatos, uma vez que nestes países não existem postos de turismo ou agências governamentais, o que torna difícil apurar oficialmente os números. Alguns países fazem a contagem dos turistas que chegam de avião, já outros tentam perceber os que ficam em hotéis, entre outras opções. Saiba quais são os 5 países menos visitados do mundo.
 

Top 5 dos países menos visitados do mundo

 

1. Nauru



Naru é um conjunto de ilhas que fica perdido entre milhares de outras ilhas no Oceano Pacífico. É um país muito pequeno, com menos de 10 mil habitantes e apenas com 21 quilómetros quadrados.
Nauru conta apenas com 160 visitantes por ano devido principalmente à sua fraca acessibilidade. Só existe um avião que faz a ligação para fora dali e é um Boeing 737.

Porquê visitar?
Naru é o país menos visitado do mundo, com apenas dois hotéis, mas quem consegue chegar até ele terá uma experiência incrível longe de grandes confusões ou aglomerados de pessoas.

 

2. Somália



A Somália é o segundo país menos visitado do mundo que conta com 400 turistas por ano. A sua má reputação ao longo dos anos tem afastado o turismo, principalmente devido à guerra, ao extremismo muçulmano que se tornou violento e à lei sharia.

Porquê visitar?
A verdade é que o país tem vindo a melhorar nos últimos tempos, com várias empresas a abrir e com a segurança no país a melhorar gradualmente.

 

3. Tuvalu



Para quem não sabe, Tuvalu é um estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas. A fraca acessibilidade faz com que apenas 1200 turistas por ano se desloquem a este país. As ligações são feitas por um avião de hélice de Fiji Airways duas vezes por semana, sendo a única maneira mais rápida de entrar ou sair. Há também um navio ocasional que transporta passageiros.

Porquê visitar?
Segundo consta, as pessoas de Tuvalu são do mais genuíno e acolhedor que pode existir. Aqui as coisas são autênticas e fazem as delícias de qualquer turista.

 

4. Ilhas Marshall

Localizado no meio do Oceano Pacífico, as ilhas Marshall são o quarto país menos visitado do mundo. No entanto, estas ilhas fazem parte da história, tendo os EUA realizado neste país, entre 1946 e 1958, o maior teste nuclear de sempre. 

Porquê visitar?
As Ilhas Marshall beneficiam de uma oferta única de peixe no mundo, tendo mais de 1000 tipos diferentes de peixe e 250 tipos de coral ao redor das ilhas. Motivos mais do que suficientes para se aventurar pelo Pacífico. Por ano, há 4600 turistas que já o fazem.

 

5. Sudão do Sul

O Sudão é o quinto país menos visitado do mundo, recebendo 5500 turistas por ano. A guerra civil afasta muitos turistas, principalmente num país onde tirar fotografias é considerado ilegal.

Porquê visitar?
Apesar de tudo, o Sudão é o terceiro maior país do continente africano que desperta interesse em ser visitado.


Veja também: