AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 países onde é possível estudar de graça

Não, não é um sonho. Há realmente seis países onde estudar de graça! Saiba quais são!

6 países onde é possível estudar de graça
Ensino gratuito de qualidade.

A aposta no ensino é, sem dúvida, o palco para o sucesso, mas a verdade é que estudar pode sair muito caro, principalmente para quem quer levar longe os estudos, querendo apostar no mestrado ou doutoramento. 

No entanto, existem alguns países na esfera global onde é perfeitamente possível estudar sem gastar muito dinheiro, uma vez que são lugares onde o ensino ainda é gratuito. Para além disso, existe ainda a enorme vantagem de, nos países onde o ensino é gratuito, grande parte dos programas ser em inglês.
 

6 países onde estudar de graça

 

1. Alemanha

Para quem não sabe, é mesmo verdade, o ensino na Alemanha é gratuito. Com universidades públicas reconhecidas mundialmente, a Alemanha sempre foi uma das principais escolhas de alunos de todo o mundo que queiram ver no seu currículo o carimbo das universidades mais bem reputadas do mundo. 

Estudar na Alemanha implica que o estudante pague apenas uma taxa administrativa semestral que pode ir dos 150 aos 200 euros. Quanto à língua, não é obstáculo, uma vez que grande parte dos programas é em inglês.

No entanto, embora o ensino na Alemanha seja gratuito, o estudante que optar por este país terá de provar que tem dinheiro suficiente para se sustentar. Por norma, a média de valor exigida a cada estudante é de 8 mil euros por ano.

 

2. França

Em França não se pode dizer que o ensino seja gratuito, mas existem muitas instituições de ensino que oferecem excelentes cursos a preços muito reduzidos. As pós-graduações, por exemplo, têm valores muito acessíveis, sendo que existem algumas com duração de dez meses cujo valor de propinas é apenas de 250 euros.

O Governo francês assegura que um aluno, para se manter no país, precisa apenas de 430 euros por mês para conseguir viver no país. Tenha acesso a mais informações aqui.


Veja também: Bolsas de Erasmus - tudo o que deve saber

 

3. Portugal

Sim, é mesmo verdade. Portugal é um dos seis países onde estudar de graça, sendo que, à semelhança da França, também o preço das pós-graduações é baixo face à média praticada a nível mundial. O custo de vida em Portugal, principalmente em cidades do norte onde existem das melhores universidades em Portugal, também é barato, o que facilita a estadia dos estudantes em Portugal. Consulte aqui mais informação.

 

4. Finlândia

A Finlândia é um dos países mais conceituados a vários níveis, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida. Para além disso, a qualidade do ensino é extraordinária, aliada aos preços baixos praticados nos cursos disponíveis nas diversas instituições.
Feitas as contas, são mais de 450 os cursos que a Finlândia oferece aos alunos, totalmente gratuitos e lecionados em inglês.
O único custo que o aluno terá é o custo de vida que, por sinal, também é razoável face à média. Este site pode ajudá-lo a saber mais informações.

 

5. Noruega

Na Noruega, todas as universidades públicas são totalmente gratuitas, o que faz deste país um dos países onde estudar de graça. Todos os estudantes estrangeiros terão apenas de pagar a taxa semestral também praticada na Alemanha e que pode ir dos 30 aos 60 euros. Ainda assim e apesar do ensino ser gratuito, viver na Noruega pode representar um grande rombo financeiro, uma vez que este é um dos países mais caros do mundo para se viver. Saiba mais aqui.

 

6. Eslovénia

A terminar a lista dos seis países onde estudar de graça, surge a Eslovénia que se tem assumido, nos últimos anos, como um país de destino de inúmeros estudantes de todo o mundo. Atualmente, a Eslovénia disponibiliza mais de 150 cursos em inglês e a preços muito acessíveis. Saiba tudo aqui.

  Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: