AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Os 5 países onde se trabalha mais horas

Se em Portugal a média de trabalho semanal são as 40 horas, a Índia atinge as 52! Conheça os países onde se trabalha mais horas.

Os 5 países onde se trabalha mais horas
Descubra onde se posiciona Portugal

Trabalhar, trabalhar, trabalhar… passamos muitas vezes mais horas no trabalho do que passamos junto das nossas famílias e em casa. E apesar das novas gerações estarem a revolucionar um pouco a forma de trabalhar - eliminando o conceito de trabalho das 9 às 5 e a necessidade de escritório físico e fixo para o fazer - a verdade é que o número elevado de horas a trabalhar se mantém.

Neste artigo, e de acordo com um recente estudo da Manpower Group, partilhámos o top 5 dos países onde se trabalha mais horas.


Top 5 dos países onde se trabalha mais horas

 

1. Índia

​A Índia bate todos os recordes no que diz respeito aos países onde se trabalha mais horas. Com uma média de cerca de 52 horas semanais de trabalho (dividindo por cinco dias, vai perfazer mais de 10 horas por dia), a população ativa indiana está a colocar a sua própria saúde em risco em prol do trabalho.

Além disso, 14% da população acredita que vai ter de trabalhar até ao dia da sua morte. Assustador, não é?

 

2. México, China e Singapura

No segundo lugar do ranking estão o México, China e Singapura. A população destes três países trabalha cerca de 48 por semana e, no caso da China, 18% está convicto que nunca vai deixar de trabalhar.

Todos eles são países com uma grande percentagem de trabalho baseado na manufatura e confeção de roupa e objetos que são depois exportados para todo o mundo.

 

3. Suíca e Grécia

A terceira posição é ocupada por dois países europeus, que estreiam a tabela dos países onde se trabalha mais horas. Trabalham uma média de 47 horas semanais, o que, em cinco dias úteis, vai perfazer quase nove horas e meia de trabalho diário.

 

4. Japão

O Japão é o país que ocupa o quarto lugar deste ranking, apresentando uma média de 46 horas de trabalho semanal. Além disso, 37% da população japonesa não duvida que vai trabalhar até ao último dos seus dias...

 

5. Estados Unidos, Brasil e Noruega

Finalmente, e para encerrar a tabela do top 5 dos países onde se trabalha mais horas, estão os Estados Unidos, o Brasil e a Noruega. Todos eles apresentam uma média de trabalho de 45 horas por semana.

Em comum têm o facto de quase 10% da população acreditar na necessidade de trabalhar até ao último dia das suas vidas, não havendo lugar para gozar uma reforma.

 

E onde fica Portugal?

O nosso país apresenta um atual regime de cerca de 40 horas semanais que, fora algumas situações (funcionários públicos), abrange a maioria da população.

Esta contabilização posiciona-nos a par de países europeus como Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Polónia, República Checa e Roménia, que têm a mesma carga horária.

De acordo com um estudo da Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) de 2013, a média dos 27 Estados-membros é de 38,45 horas por semana, pelo que Portugal se encontra acima da média.

Outro dado importante que consta neste estudo é o facto de em Portugal, apesar de ser dos países em que mais se trabalha, é também dos que tem o salário mais baixos.

A título de curiosidade, a Irlanda é o país que tem a carga horária semanal mais reduzida na Função Pública, com 34,75 horas, seguida da França (35 horas/semana), da Holanda e Itália (36 horas/semana) e da Finlândia (36,25 horas/semana).

Veja também: