7 palavras difíceis de pronunciar e a forma correta de o fazer

Damos-lhe 7 exemplos de palavras difíceis de pronunciar em bom Português, bem como dicas para passar a dizê-las de forma correta.

7 palavras difíceis de pronunciar e a forma correta de o fazer
Exemplos de palavras difíceis de pronunciar em bom Português

A língua portuguesa, apesar de muito rica e uma das mais faladas no mundo, apresenta algumas palavras particularmente difíceis de pronunciar, não só por estrangeiros que desejam aprender Português mas também pelos próprios nativos. Neste artigo vamos descobrir algumas das palavras difíceis de pronunciar em Português e a forma correta de o fazer.

7 exemplos de palavras difíceis de pronunciar em bom Português


Aqui apresentamos algumas das palavras cuja pronúncia esconde maiores dificuldades.

1. Paralelepípedo

Além de ter bastantes sílabas – 7 – apresenta uma repetida alternância entre vogais e consoantes. Não nos podemos esquecer de respeitar o acento no “í”. Há que ter em atenção também que o segundo “le” deve ser lido como “le” e não como “li”, o que é muito frequente. Mas também não é o mesmo “le” anterior. Esse pronuncia-se “lé”.

2. Otorrinolaringologista

Aqui temos uma palavra com nada mais, nada menos, do que dez sílabas! O tamanho extenso desta palavras é naturalmente o seu maior desafio. Para os estrangeiros esta palavra apresenta sérias dificuldades, como a pronúncia do “rr”. Muitas línguas estrangeiras não usam esse fonema. É o caso do inglês. Para dificultar ainda mais as coisas, temos dois “g”, mas com sons diferentes. O primeiro (“go”), tem o som tradicional do “g”, mas o segundo já tem a sonoridade do “j”.

bandeira

3. Inócuo

Apesar de curta, a habilidade de conseguir pronunciar dois sons muito parecidos, e juntos, não é uma tarefa fácil. Estamos a falar do “u” e do “o”. A forma de pronunciar correta aqui é mesmo fazer uma ligeira pausa entre o “u” e o “o”, já que ambos soam igual. Se consegue dizer esta sem problemas, parabéns! É de facto uma das palavras mais difíceis de pronunciar da nossa língua.

4. Frustrar

Esta palavra é curta, mas apresenta uma dificuldade considerável na pronúncia por causa dos “r”, que estão próximos um do outro, e são sucedidos de duas vogais diferentes, o “u “ e o “a”.

5. Nitidificar

Apesar de um pouco extensa, a sua dificuldade reside no facto das suas primeiras 4 sílabas serem todas compostas por fonemas que incluem a vogal oral “i”.

6. Tergiversar

Talvez uma das mais complexa para se conseguir pronunciar corretamente, quer por nativos, quer por estrangeiros. O grau de dificuldade sobe também para o português nativo por ser uma palavra de pouco uso corrente. Desde logo se percebe que o mais complicado é lidar com os “r”, especialmente com o primeiro, que muita gente terá a tentação de omitir. Atentemos também ao primeiro “e”, que não deve ser pronunciado como “â”.

7. Cóccix

O”x” é um enorme desafio, especialmente para os estrangeiros que aprendem português, pois pode ser pronunciado de cinco formas diferentes em Português: com som de “ch”, “s”, “z”, “ss” ou “ks”. Nesta palavra, para dificultar tudo, o “x”, que aparece no final, pronuncia-se de uma forma pouco convencional. Normalmente o “x” no final de uma palavra pronuncia-se com som de “ks”. Mas aqui a forma correta de pronunciar é “ch”.

Agora que sabe a forma correta de dizer estas palavras difíceis de pronunciar, procure outras em que ainda sinta dificuldades e faça o mesmo exercício. Ah, e não se esqueça que na forma escrita os erros também são para evitar.

Veja também: