Publicidade:

Conheça 10 das palavras mais usadas em português

Há um sem fim de palavras que compõem a língua portuguesa, mas algumas delas são, efetivamente, as palavras mais usadas em português. Descubra quais.

Conheça 10 das palavras mais usadas em português
Damos a conhecer alguns dos vocábulos mais usados na língua portuguesa

A língua portuguesa é extremamente rica e constituída por um número enorme de vocábulos, alguns deles usados de forma mais frequente do que outros. Damos-lhe a conhecer, de seguida, alguma das palavras mais usadas em português.

10 das palavras mais usadas em português

palavras mais usadas em portugues

1. Artigos definidos e indefinidos, preposições e contrações

Os artigos definidos são “o”, “a”, “os”, “as”. Os artigos indefinidos são “um”, “uma”, “uns”, “umas”. São usados individualmente ou contraídos com preposições, formando contrações, como “da”, “no”, “pelo”, entre muitas outras.

2. Conjunções

As conjunções estabelecem elos entre palavras ou orações, com especial destaque para “e”, “mas”, “que” ou “se”.

3. Verbos “ser”, “ter”, “fazer”, “estar”, “dar” e “haver”

Dentro do grupo de palavras mais usadas em português, temos estes verbos, que são usados nas suas formas simples mas também nas formas complexas. Por exemplo, o verbo “ser” é auxiliar da forma passiva, enquanto os verbos “haver” e “ter” são auxiliares das formas compostas, entrando também na composição da conjugação perifrástica de verbos como “estar” ou “dar”.

4. Pronomes

Nesta classe de palavras, destacam-se os pronomes pessoais (como “eu”, “ele”, “nós”, “me”, “vos”, por exemplo) e os pronomes demonstrativos ( como “isto”, “isso” “aquilo” “esse”, entre muitos outros).

5. “Afeto”

Esta é também uma das palavras apontadas como mais usadas no último ano. Tem a ver com Marcelo Rebelo de Sousa se ter tornado o “Presidente dos Afetos”, com grau enorme de proximidade com as pessoas

6. “Incêndio”

O vocábulo “incêndio” foi também muito usado em 2017 pelos falantes da língua portuguesa, devido aos incêndios e grande parte de mata que ardeu devido aos mesmos.

7. “Cativação”

Esta palavra tornou-se famosa em 2017, no contexto de manter o défice abaixo dos valores que foram definidos com a União Europeia, dentro da estratégia orçamental do Governo.

8. “Crescimento”

Este vocábulo foi bastante usado, no último ano, em várias descrições da evolução da economia portuguesa.

9. “Peregrino”

O uso abrangente desta palavra prende-se com o facto de 2017 ter sido o ano do centenário das aparições de Fátima, com a visita do Papa Francisco a Portugal.

10. “Vencedor”

Palavra muito usada no último ano, provavelmente por Portugal ter sido, pela primeira vez, vencedor do Festival Eurovisão da Canção, sendo que houve uma enorme onda de carinho e admiração que se formou à volta do intérprete da canção, Salvador Sobral – que, como é do conhecimento geral, trouxe a vitória para Portugal.

Outros exemplos poderiam ser dados de palavras mais usadas em português, mas selecionamos estes para matar a curiosidade geral. Isso porque são, em alguns casos, palavras que serão sempre muito usadas – como os artigos, preposições, contrações, conjunções e pronomes – e, noutros casos, porque são vocábulos que assumiram particular popularidade entre os portugueses no ano que acabou de findar.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.