Publicidade:

8 palavras que deve dizer numa entrevista para causar boa impressão

Tem encontro marcado com o recrutador? Saiba quais as palavras que deve dizer numa entrevista de emprego para garantir o seu sucesso.

8 palavras que deve dizer numa entrevista para causar boa impressão
Dicas para o sucesso

Durante a sua vida, provavelmente, terá que se preparar para inúmeras entrevistas de emprego. Cada entrevista é uma experiência inteiramente nova, porque as suas condicionantes também variam: cada emprego e cada entrevistador diferem entre si. No entanto, há algumas coisas que raramente mudam quando se trata de entrevistas de trabalho. Por exemplo, as palavras que deve dizer quando está frente a frente com o recrutador.

Dicas para o sucesso: as palavras que deve dizer numa entrevista

Uma vez resolvida a parte não verbal da entrevista – um bom corte de cabelo, a roupa certa e um aperto de mão firme – vamos pôr mãos à obra e saber quais são as palavras que deve dizer numa entrevista.

O nome do entrevistador

Mencione sempre o nome da pessoa que o está a entrevistar. Pode parecer clichê, mas é verdade: todas as pessoas ficam mais envolvidas numa interação quando ouvem o seu próprio nome. Os bebés reconhecem o seu nome a partir dos quatro meses de idade.

Tente apenas não exagerar ao usar demasiado o nome do seu entrevistador. Mencione-o uma vez quando entrar e novamente quando sair do local da entrevista.

“A proposta de trabalho entusiasma-me muito!”

Use a palavra “entusiasmado”. Deverá mostrar-se entusiasmado, não apenas dizê-lo. Deverá dizer “estou entusiasmado com esta oportunidade” em algum momento da conversa. Pense que se o lugar estiver a ser disputado entre si e outra pessoa igualmente qualificada, a sua energia pode ser decisiva para convencer o empregador.

Nome da empresa

Mencione sempre o nome da empresa. O entrevistador quer sentir que está interessado na empresa e não apenas no emprego que procura. Então, estude previamente a empresa, de que forma atua, o mercado em que se insere, os seus objetivos, etc.

Em seguida, mencione o quão impressionado ficou por alguma estratégia/iniciativa/campanha específica da organização. Demonstrar interesse pela empresa pode ter um bom impacto no outro lado.

entrevista de emprego

Experiências

Mencione sempre a palavra “experiência”. Não é garantido que o entrevistador tenha decorado tudo o que consta no seu CV, por isso, além de ser conveniente levar consigo uma cópia do mesmo, assegure-se que menciona sempre a palavra “experiência” quando se referir às qualidades que detém ou que adquiriu previamente, e que irão ser determinantes para o trabalho em questão.

Colegas e Mentores: as suas referências

Mencione sempre as palavras “colegas” e “mentores”. Para causar a impressão de que não é uma pessoa conflituosa, convém sempre falar em pessoas com as quais já trabalhou ou gostaria de trabalhar, de uma forma amistosa. Creditar outros pelo seu sucesso é uma forma de se valorizar.

As suas competências contam!

Mencione sempre as palavras “persistente” e “curioso”. Independentemente da área de trabalho, persistência e curiosidade são sempre atributos essenciais, que caem bem. As empresas gostam de pessoas lutadoras, prontas a enfrentar desafios.

Dê exemplos

A expressão “por exemplo” deverá acompanhar quase tudo o que diz na entrevista. Deverá sempre completar com exemplos aquilo que mencionar como as suas qualidades ou os feitos que já realizou.

Agradecer

“Obrigado”. Independentemente de como correu a entrevista, olhe nos olhos e agradeça sempre ao entrevistador pelo tempo dispensado para o receber.

Veja também: