Paletes: um recurso, várias utilidades

Com um pouco de criatividade, habilidade e paciência, é possível transformar coisas sem utilidade em objetos incríveis e únicos, recorrendo a paletes.

Paletes: um recurso, várias utilidades
8 ideias originais e económicas para transformar paletes

Originalmente utilizadas para armazenamento de produtos grandes e pesados, as paletes possuem resistência e durabilidade. No entanto, quando perdem a sua utilidade inicial acabam, muitas vezes, por ir para o lixo. E é aqui que entra a criatividade e a paciência para explorar o que pode fazer com aquela palete velha e tempo para criar algo diferente, útil e original. O resultado final? Móveis ou objetos de decoração únicos, económicos e sustentáveis.

Apresentamos, em seguida, 8 ideias para transformar paletes em algo extraordinário. 
 

8 coisas que pode fazer a partir de paletes


Uma mesa para o exterior

Mesa

Forte e resistente ao mau tempo, a palete é especialmente adequada para ambientes exteriores. O melhor é utilizar duas paletes para tornar a mesa mais segura e mais alta, para um maior conforto. 

 

Uma parede

Sabia que a madeira é uma excelente estrutura para potenciar o isolamento térmico e sonoro? A pensar nisso, por que não fazer uma parede com paletes? Assim, a sua casa fica protegida de temperaturas extremas e dos sons indesejados, de uma forma rápida, funcional e de baixo custo económico. Alertamos, no entanto, para um cuidado importante que deve ter neste caso: aplicar um produto retardante de chama.
 


Uma divisória

Fazer uma alteração num espaço interno da casa não é uma tarefa fácil, sobretudo quando esta é permanente. O trabalho em si é árduo e são necessárias autorizações para realizar essas alterações. Para evitar o transtorno, prepare uma divisória feita com paletes, evitando-se, assim, uma intervenção estrutural permanente, que pode remover ou alterar quando necessário ou quando quiser realizar uma nova mudança no seu lar.
 


Para a jardinagem

Jardinagem

Já pensou em cultivar em casa as suas próprias ervas aromáticas? Ou flores? Ou até alguns legumes e frutas? Então, pode contar com as paletes, para acomodar pequenas e médias plantações.
 


Como Mobiliário de escritório

Quando se pensa em móveis de paletes de madeira imaginam-se logo camas, sofás ou mesas de centro, mas na realidade são tão infindáveis as peças de mobiliário que se podem fazer com paletes quanto mais ilimitada for a nossa imaginação e criatividade, e algum engenho também. A reutilização de paletes de madeira chegou às secretárias e mesas de trabalho na sua casa e também em escritórios empresariais. Seja para fazer um tampo e adicionar umas quatro pernas de mesa ou o contrário, um tampo elegante sobre uma estrutura de madeira reutilizada, as ideias são muitas e com flexibilidade suficiente para se enquadrarem tanto numa divisão espaçosa como numa com poucos metros quadrados.
 


Como Sapateira

Sapateira

Arrumar e organizar o calçado pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Além de que os móveis próprios para esse efeito são, muitas vezes, dispendiosos. Mas temos uma solução económica e simples: arranjar umas paletes e transformá-las numa sapateira. Sejam sapatos de salto alto ou sapatilhas desportivas, uma palete de madeira encostada a uma parede pode ser a sapateira perfeita. Pode ter uma por quarto, uma no hall de entrada, na varanda para que os ténis dos jovens possam apanhar ar. Mantendo-as da cor da madeira ou pintadas da cor que mais se adequar à divisão em causa é uma ideia sustentável, económica, ecológica e principalmente prática.
 


Para um Terraço Lounge

As noites de primavera e verão devem ser vividas e experienciadas ao ar livre. Por isso, se tem um terraço, varanda ou jardim com espaço para fazer uma espécie de lounge, comece já hoje a pensar nisso, reutilizando paletes de madeira, para fazer um deck, para construir um sofá onde caiba toda a família e amigos, para construir uma mesa de apoio... Tudo isto é concretizável de uma forma tão simples e até rápida de executar. Se achar que não combina a cor da madeira, algo rústica, com o que imaginou para o terraço, pode sempre pintá-las da cor que desejar.
 


Como Sofá

Os sofás feitos a partir de paletes de madeira são dos móveis de reciclagem e reutilização mais vistos e que mais apaixonam. Quando pintados de branco, podem fazê-lo sentir-se tranquilo e relaxado. Certifique-se apenas de lixar muito bem a madeira. Depois é só juntar umas almofadas grandes e confortáveis!

A tendência cosmopolita e ecológica da reutilização de materiais naturais tem crescido e ganha cada vez mais adeptos e diferentes formas de reaproveitamento. A reciclagem já não representa apenas a separação do lixo. Hoje já pensamos nos desperdícios e resíduos feitos pela nossa vida enquanto ser humano moderno e citadino com utilidade. 

Estas são apenas algumas ideias para nova vida às paletes usadas. Se gosta de bricolage, então só a sua imaginação poderá ser o limite para tudo o que poderá fazer, de forma simples, económica e original.  

Veja também: