Publicidade:

Panela de escape: para que serve e onde comprar

A panela de escape é um mecanismo complexo que tem a seu favor o facto de diminuir o ruído e a emissão de gases, mas pode prejudicar a potência do motor.

Panela de escape: para que serve e onde comprar
Conheça as funcionalidades de uma panela de escape

De forma resumida, a panela de escape serve para diminuir as emissões de CO2 e o ruído provocado pelo veículo. Porém, uma panela normal, a que vem normalmente com um carro, costuma prejudicar o funcionamento do seu motor, mas se optar por comprar uma nova poderá, por outro lado, aumentar a potência. Ainda assim, a sua conceção não é tão simples quanto parece.

O que é a panela de escape

É um dispositivo que tem por objetivo diminuir a velocidade da expulsão de gases, reduzindo os danos ao meio ambiente, ou seja, a emissão de dióxido de carbono, entre outros.

Hoje em dia, os silenciadores – outra forma popular de se dizer panela de escape – servem não só para suprimir o ruído, mas também como dispositivo de arrefecimento para os gases que vêm da câmara de combustão, podendo, porém, diminuir a potência de um veículo.

Cada silenciador é criado para funcionar com um modelo específico de carro. Assim, cada panela de escape é projetada de forma a manter o mecanismo do automóvel ao melhor nível possível, seja ao nível do ruído, da emissão de gases ou da otimização do automóvel.

Porém, como procura gerir várias componentes diferentes, acaba, ainda assim, por reduzir a potência do motor, devido à formação de fluxo de ar reverso, o que dificulta o processo de expulsão de gases para fora da câmara de combustão.

escape

Posso alterar a minha panela de escape?

De forma a otimizar o motor, é possível alterar a panela de escape. No entanto, terá de verificar se essa opção não entrará em confronto com a legislação vigente quer em relação ao ruído, quer em relação à emissão de gases.

Ainda assim, se pretende comprar uma nova, saiba que existem três tipos diferentes de panelas de escape orientadas para a performance do seu veículo.

1. Super Turbo Design

Dentro da panela, os gases circulam para a frente e para trás num sistema de curvas menos restritivo, proporcionando um barulho ligeiramente mais elevado.

2. Straight-Trough Design

Neste segundo tipo, os gases entram por um lado e saem diretamente por outro, otimizando o motor e provocando um barulho mais “racing”.

3. Supertrapp

Menos comuns, diminui o som através de um sistema de discos na extremidade.

Quanto custa uma panela de escape?

As panelas de escape podem ser baratas. Nos veículos menos potentes poderá comprar uma nova por 30 euros, enquanto nos carros topo de gama terá de desembolsar cerca de 500 euros.

De qualquer forma, se o seu objetivo passa por melhorar a performance do seu veículo, evite comprar abaixo dos 150 euros. Normalmente, não compensam. Além disso deve ter em consideração que alterar a panela de escape do seu carro não irá aumentar a cavalagem, podendo ainda assim otimizar o seu motor.

Pode comprá-las em sites de venda, como o OLX, ou lojas destinadas à venda de produtos mecânicos.

Veja também:

Também lhe pode interessar: