Pão-de-ló: história e receita

O pão-de-ló é uma das receitas mais importantes no nosso país e, provavelmente, uma das mais irresistíveis. Tudo a postos para aprender a fazer?

Pão-de-ló: história e receita
Vamos aprender a fazer esta delícia?

O pão-de-ló tem, como grande parte da doçaria nacional, origem conventual. Isto é, eram as freiras nos conventos que se dedicavam à confeção e, muitas vezes, reinventavam esta receita clássica com muita imaginação – e uma dose extra de bom paladar.

Vamos conhecer mais sobre este ícone da gastronomia portuguesa?

Pão-de-ló: deliciosamente fofo e fácil de fazer

Para preparar um delicioso pão-de-ló, é preciso separar ovos, açúcar e farinha de trigo. Já viu como é simples transformar poucos ingredientes num bolo doce e fofo? E o melhor: ele agrada a maioria das pessoas.

Antigamente, o pão-de-ló existia apenas à mesa dos abades mais abastados e  era muito indicado em dietas de convalescença – funcionando quase como um miminho especial para adoçar a boca de quem mais precisava. Pela sua riqueza de sabor, ele era também oferecido a famílias de luto, como forma de consolo.

Embora haja várias receitas de pão-de-ló, e que elas sejam muito diferentes entre si, a receita mais antiga e simples deste bolo é a que leva claras em castelo. Dizem que esta versão do pão-de-ló terá sido a origem do famoso doce japonês Kasutera ou Kastera. É impossível não reparar na versatilidade deste doce tradicional português – que até desconhece fronteiras.

As versões mais famosas deste doce no nosso país são as de Alfeizerão, Arouca, Ovar, Margaride e de Figueiró dos Vinhos. Embora os ingredientes sejam basicamente os mesmos, a diferença está nas quantidades e proporções usadas. Vamos aprender a fazer um pão-de-ló tradicional? Mãos à obra.


Pão-de-ló

pao-de-lo

Ingredientes
8 ovos
500g açúcar
250g farinha
1 c. chá de fermento

Modo de preparação

  1. Para começar, bata o açúcar com a gemas.
  2. Junte, delicadamente, a farinha peneirada com o fermento, envolva tudo e reserve.
  3. De seguida, bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior, mexendo cuidadosamente até estarem bem incorporadas.
  4. Leve ao forno, que deve ser pré-aquecido a 180 graus, e deixe cozer durante cerca de 30 minutos (ou até estar bem cozido).
  5. Use um palito para confirmar que o pão-de-ló está cozido.

Este bolo é muito fofo e, normalmente, agrada a toda a gente. Aliás, basta pensar: em quantas mesas de festa reparou a falta de um belo pão-de-ló?

Renda-se ao seu preparo e sabor!

Veja também: