O pão-de-ló tem, como grande parte da doçaria nacional, origem conventual. Isto é, eram as freiras nos conventos que se dedicavam à confeção e, muitas vezes, reinventavam esta receita clássica com muita imaginação – e uma dose extra de bom paladar.
Vamos conhecer mais sobre este ícone da gastronomia portuguesa?
Pão-de-ló: deliciosamente fofo e fácil de fazer
Para preparar um delicioso pão-de-ló, é preciso separar ovos, açúcar e farinha de trigo. Já viu como é simples transformar poucos ingredientes num bolo doce e fofo? E o melhor: ele agrada a maioria das pessoas.
Antigamente, o pão-de-ló existia apenas à mesa dos abades mais abastados e era muito indicado em dietas de convalescença – funcionando quase como um miminho especial para adoçar a boca de quem mais precisava. Pela sua riqueza de sabor, ele era também oferecido a famílias de luto, como forma de consolo.
Embora haja várias receitas de pão-de-ló, e que elas sejam muito diferentes entre si, a receita mais antiga e simples deste bolo é a que leva claras em castelo. Dizem que esta versão do pão-de-ló terá sido a origem do famoso doce japonês Kasutera ou Kastera. É impossível não reparar na versatilidade deste doce tradicional português – que até desconhece fronteiras.
As versões mais famosas deste doce no nosso país são as de Alfeizerão, Arouca, Ovar, Margaride e de Figueiró dos Vinhos. Embora os ingredientes sejam basicamente os mesmos, a diferença está nas quantidades e proporções usadas. Vamos aprender a fazer um pão-de-ló tradicional? Mãos à obra.
Pão-de-ló
Ingredientes
8 ovos
500g açúcar
250g farinha
1 c. chá de fermento
Modo de preparação
- Para começar, bata o açúcar com a gemas.
- Junte, delicadamente, a farinha peneirada com o fermento, envolva tudo e reserve.
- De seguida, bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior, mexendo cuidadosamente até estarem bem incorporadas.
- Leve ao forno, que deve ser pré-aquecido a 180 graus, e deixe cozer durante cerca de 30 minutos (ou até estar bem cozido).
- Use um palito para confirmar que o pão-de-ló está cozido.
Este bolo é muito fofo e, normalmente, agrada a toda a gente. Aliás, basta pensar: em quantas mesas de festa reparou a falta de um belo pão-de-ló?
Renda-se ao seu preparo e sabor!
Veja também: