Pão de queijo: já não precisa de ir ao Brasil para se deliciar

Fazem crescer água na boca e não é para menos. Afinal, estas pequenas bolinhas que levam o nome de pão de queijo são deliciosas e irresistíveis.

Pão de queijo: já não precisa de ir ao Brasil para se deliciar
O aroma ao sair do forno já anuncia o porquê de tanta fama

Famoso no Brasil, o pão de queijo conquistou o mundo e os portugueses também não ficam indiferentes a esta delícia. Seja pelo cheiro ao sair do forno, pelo sabor e textura inconfundíveis, ou por fazer parte das mais apetitosas mesas de pequeno almoço já vistas, a verdade é que estes bolinhos são, de facto, irresistíveis.

Se ainda não experimentou, não sabe o que está a perder… Mas, se já provou durante uma viagem e quer matar as saudades, chegou a altura. Não há mistérios e já pode contar com estas pequenas iguarias para a hora do lanche, para as mesas de festas e, até, para fazer as alegrias ao acordar. Preparados para render miúdos e graúdos?


Receita de pão de queijo do Brasil

pao-de-queijoFonte: Uol

Ingredientes

1 chávena de chá de óleo (240 ml)
1 chávena de chá de água (240 ml)
1 chávena de chá de leite (240 ml)
2 c. de sopa de sal
1 kg de polvilho doce (farinha de mandioca muito fina)
4 ovos
300 g de queijo fresco picado finamente (3 chávenas de chá)
100 g de queijo parmesão ralado no ralado finamente (1 ½ chávena de chá)

Modo de preparação

  1. Numa panela, coloque o óleo, a água, o leite e o sal e aqueça em lume médio até ferver.
  2. Num recipiente à parte, coloque o polvilho, faça uma abertura a meio e despeje a mistura fervente por todo a farinha.
  3. Com a ajuda de uma colher, misture tudo rapidamente até que o polvilho também esteja a escaldar.
  4. De seguida, acrescente os 4 ovos, 300 g de queijo fresco, 100 g de queijo parmesão ralado e misture cuidadosamente até incorporar todos os ingredientes e obter uma massa lisa.
  5. Com uma colher, retire pequenas porções de massa e faça bolinhas.
  6. Nesta altura, pode escolher assar todas as bolinhas de pão de queijo, ou reservar algumas para congelar e assar mais tarde.
  7. Asse a quantidade escolhida em forno pré-aquecido a 200 graus, por aproximadamente 30 minutos – ou até estarem douradas e firmes.
  8. Sirva quente.

Fácil de fazer e deliciosa, não é à toa que esta receita conquistou os portugueses. Experimente o famoso pão de queijo do Brasil e descubra a razão para tanto sucesso. Bom apetite!

Veja também: