Papeira: sintomas mais comuns

A papeira é uma infeção viral aguda, que normalmente surge na infância. É transmitida por um vírus que se propaga através das vias respiratórias.

Papeira: sintomas mais comuns
Características e impacto do vírus no organismo

A papeira é uma infeção viral aguda, que normalmente aparece na infância, e que provoca tumefação de uma ou de ambas as glândulas parótidas.

É transmitida por um vírus que se propaga através das vias respiratórias (tosse ou espirros). A sua incubação no ser humano é de 14 a 21 dias.

O seu tratamento faz-se apenas para minimizar os sintomas da papeira existentes como a febre e a dor, porque a doença desaparece por ela própria, com a resposta do corpo ao vírus.

Papeira: o que é?

Como descrição clínica podemos dizer que a papeira é uma inflamação das glândulas paróticas, à qual se chama parotidite. Daqui resulta um inchaço e dor no pescoço por baixo das orelhas, que normalmente atinge os dois lados por igual.

Está provado que, em cerca de um terço dos adolescentes, pode existir também inflamação dos testículos, à qual se chama orquite. Esta inflamação é acompanhada de dor, inchado e mau estar.

É de salientar que, de um modo geral, quando alguém tem papeira fica imunizado para o resto da vida contra o vírus da papeira.

Normalmente, quando o vírus da papeira se introduz no organismo, passa para a circulação sanguínea e pode disseminar-se para muitas glândulas diferentes e para o cérebro. Os sintomas manifestam-se de acordo com os órgãos atingidos.

Papeira: sintomas mais comuns

1. Glândulas salivares

Os sintomas da papeira são mais visíveis nas glândulas salivares. Aqui causa dor e inchaço na glândula parótida e noutras glândulas salivares localizadas sob a língua e a mandíbula.

2. Nos homens

Os sintomas também se podem manifestar nos testículos. Aqui pode causar inchaço, dor, hipersensibilidade e às vezes diminuição do seu tamanho. Pode acontecer esterilidade masculina, apesar de ser raro.

3. Nas mulheres

Na zona onde se localizam os ovários, a papeira causa dor nos quadrantes inferiores do abdómen mas não se associa à infertilidade da mulher.

4. Pâncreas

Na zona do pâncreas, pode causar inflamação e, subsequentemente, dor.

5. Cérebro

Se o vírus atingir o cérebro pode causar encefalite. O envolvimento do cérebro nesta doença é raro. Contudo, pode levar a complicações a longo prazo como convulsões e paralisia;

6. Casos raros

Mais raramente, o vírus da papeira pode afetar outras partes do corpo, tais como as articulações, a glândula tiroideia ou os pulmões;

7. Febre e dores musculares

Em cerca de metade dos doentes, os sintomas da infeção podem incluir febre, dores de cabeça, odinofagia, dores musculares e mal-estar geral.

8. Orelha

O vírus pode causar dor e edema na parte anterior do lobo da orelha. Mastigar ou engolir pode tornar-se muito desconfortável – o que pode levar a perda de apetite.

Veja também: