Papel de parede: 6 formas criativas de o usar

O papel de parede tem utilidades que vão muito para lá de simplesmente forrar paredes. Veja tudo o que pode fazer com ele.

Papel de parede: 6 formas criativas de o usar
A sua casa pode ganhar um novo "look"

Se até este momento pensava que o papel de parede servia apenas para (isso mesmo!) forrar paredes, prepare-se para ficar surpreendido. É que da mesma forma que adorna as paredes, este pode ser usado na decoração da sua casa, para transformar e dar nova vida a outros elementos do lar.

Em alguns casos, pode até aproveitar os restos de papel de parede que, de outra forma, iriam para o lixo. Certo é que um pouco de imaginação pode tornar os seus espaços mais agradáveis, diferentes e criativos. Veja o que pode fazer.

6 usos criativos para o papel de parede

1. Dê uma nova vida (ou cor) à sua cómoda

Cómodas com papel de paredeFonte: At Home In Love

Tem uma cómoda simples e básica que gostaria de mudar? E, por acaso, há aí por casa alguns restos de papel de parede do quais até gosta bastante? Então, não o desperdice. Use-o para decorar a sua cómoda. Pode colocá-lo na parte frontal das gavetas ou, se pretender algo mais subtil e discreto, nas laterais das gavetas (no interior) para que fique visível apenas quando as abrir. São pequenos toques que vão fazer toda a diferença.

2. Dê estilo e vida às suas escadas

escadas com papel de parede Fonte: Pretty Plain Janes

Quem disse que as escadas têm de ser simples e sem cor? Nada disso. Se usar papel de parede entre cada degrau pode dar um toque de personalidade e estilo às suas escadas. E a melhor parte é que pode mudar quando quiser. Deve escolher sempre um papel de parede que seja fácil de remover. Assim, pode trocar quando se fartar do padrão.

3. Faça um extreme makeover aos seus armários, estantes e gavetas

Estantes, gavetas e armários com papel de paredeFonte: Good Housekeeping

Outro dos usos que pode dar ao papel de parede (mesmo que sejam apenas algumas sobras): forrar armários, estantes ou gavetas. Falamos de espaços e mobílias cujo o interior, habitualmente, carece de design e estilo. Pois bem, não mais. Pode reverter essa “falta de personalidade” recorrendo ao papel de parede. Só precisa de escolher aquele que é mais do seu agrado.

4. Dê destaque aos tectos da sua casa

Tetos com papel de paredeFonte: The Creativity Exchange

A grande mais-valia do papel de parede é que permite mudar de forma drástica e simples o aspeto de qualquer divisão da casa. E como já viu, as paredes não são o limite. No que diz respeito à decoração do seu lar, pode (e deve) tirar partido da miríade de cores, padrões e texturas disponíveis em papéis de parede e aplicá-los nos tetos de sua casa.

5. Crie latas criativas

Latas com papel de parede Fonte: Design Sponge

Torne as latas mais banais em pequenos adornos para a sua casa. Podem servir para variadíssimas situações. São perfeitas para dar uma ajuda na organização: tanto podem servir para colocar canetas, como para guardar coisas (como especiarias, café, etc.) ou até para usar como vasos ornamentais para plantas. Esta dica também é válida para caixas.

6. Molduras, tabuleiros, mesas de apoio e outros elementos

Papel de parede para decoraçãopapel de parede para decoraçãoPapel de parede para decoraçãoFonte: Deavita

Sejam molduras, mesinhas de apoio, tabuleiros, molduras, quadros ou escadotes… Só tem que decidir o que quer mudar, escolher o papel de parede de que mais gosta e tratar de dar um novo look aos mais variados itens de sua casa. No fundo, a imaginação é o limite.

Veja também: