Parque Biológico da Serra da Lousã: uma experiência única na Natureza

Parta à descoberta de um zoo que privilegia a fauna e flora Nacional: visite o Parque Biológico da Serra da Lousã para uma experiência única.

Parque Biológico da Serra da Lousã: uma experiência única na Natureza
Saiba o que pode encontrar no Parque Biológico da Serra da Lousã

Situado em Miranda do Corvo, o Parque Biológico da Serra da Lousã é um espaço único que alia educação ambiental ao enaltecimento de valores e tradições da região. Nos seus cinco hectares visitáveis pelo público (de um total de 12), poderá encontrar  inúmeras espécies e raças Portuguesas num ambiente protegido e o mais próximo possível do habitat natural.

Quais os animais que poderá ver no Parque Biológico da Serra da Lousã?

São vários os animais representativos da fauna nacional que poderá observar no Parque Biológico da Serra da Lousã. Entre eles, distinguem-se o veado, o corço, o lince, o urso, o muflão e diversas aves de rapina.

1. O veado

Parque Biológico da Serra da Lousã

O veado-vermelho é o maior cervídeo depois do alce e o maior mamífero de Portugal, sendo que os machos podem atingir os 250 kg e as fêmeas os 150 kg. Não deixa, porém, de ser uma espécie elegante e absolutamente encantadora, que vale uma visita ao Parque.

2. O corço

Parque Biológico da Serra da Lousã

O corço é um animal bastante mais pequeno do que o veado, com 15-30 kg e armações também mais modestas e menos ramificadas do que as do nosso mais famoso cervídeo. Com instintos apurados e uma visão fora do vulgar, o corço é uma espécie graciosa cuja História, em Portugal, é marcada pela luta contra a extinção.

3. O lince

Parque Biológico da Serra da Lousã

Numa viagem ao Parque Biológico, poderá encontrar o Lynx lynx, conhecido como lince euro-asiático, um predador de uma beleza única com pelo em tons castanho-amarelados e pintas pretas. Em território nacional, o Lynx pardinus é a espécie alvo de conservação, visto que se encontra ameaçada. Porém, em cativeiro, apenas poderá encontrar a espécie Lynx lynx que surge para relembrar  a todos o quão importante é proteger e conservar os linces.

4. O urso

Parque Biológico da Serra da Lousã

No passado, o urso-pardo ocupava todo o território continental português. Hoje em dia, poderá encontrar esta espécie de porte considerável no Parque Biológico da Serra da Lousã, que pretende realçar a sua importância como elemento da fauna ibérica nativa e sensibilizar o público para a sua protecção. O urso-pardo é um animal absolutamente majestoso e irá, com certeza, fazer crescer o seu fascínio pela natureza.

5. O muflão

Parque Biológico da Serra da Lousã

Também chamado de carneiro selvagem, o muflão é o maior ovino conhecido. Com pelagem em tons castanho-avermelhados e cornos recurvados que podem atingir os 1,20 metros (nos machos), é uma espécie possante cujos primeiros exemplares em Portugal datam da década de 90. No Parque Biológico da Serra da Lousã, em Março de 2017, eram seis os muflões: um macho e cinco fêmeas.

6. As aves de rapina

Parque Biológico da Serra da Lousã

Também em Março do ano passado, dez aves de rapina provenientes do Centro de Recuperação LxCRAS e consideradas irrecuperáveis para regressar à natureza, foram adoptadas pelo Parque Biológico. Entre os novos habitantes, encontram-se uma águia calçada, águias de asa-redonda, milhafres, peneireiros, gralhas e um corvo. São, assim, várias as aves de rapina que poderá observar no Parque, entre elas corujas, mochos e águias já aí residentes.

O que visitar no Parque Biológico da Serra da Lousã?

O Parque Biológico da Serra da Lousã tem várias áreas a explorar, criadas, sem excepção, para promover a protecção e conservação das diferentes espécies que aí se encontram. Parta nesta aventura ambiental e redescubra o imenso esplendor da natureza.

  • Centro de Informação/Bilheteira
  • Parque de Vida Selvagem
  • Quinta Pedagógica
  • Labirinto de Árvores de Fruto
  • Roseiral
  • Centro Hípico
  • Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato
  • Museu da Tanoaria
  • Restaurante Museu da Chanfana

Saiba ainda que as Aldeias do Xisto criaram uma a plataforma Book in Xisto, para que lhe seja mais fácil organizar a sua estadia, tendo à disposição reserva para alojamento, restaurantes e experiências, podendo fazer a pesquisa por aldeia. É uma ferramenta muito útil que o ajudará no planeamento da sua estadia.

Veja também: