6 parques de campismo no Gerês para conhecer já

Este verão está a pensar ir acampar para o meio da natureza? Então a escolha perfeita será o Paque Nacional da Peneda-Gerês. 

6 parques de campismo no Gerês para conhecer já
O guia para acampar no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês

Quando pensa em férias sonha com cascatas de água cristalina, lagoas de água quente, florestas de encantar e passeios nas montanhas? Então prepare a mochila e a tenda e vá fazer campismo no Gerês. No nordeste de Portugal, entre os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, encontra-se o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que se estende até ao país vizinho.


6 fantásticos parques de campismo no Gerês


Parque Cerdeira, Terras de Bouro

Parque Cerdeira

Situado em Terras de Bouro, o Parque Cerdeira é uma das opções mais populares para quem quer fazer campismo no Gerês. No Parque Cerdeira pode fazer campismo, caravanismo, ou alojar-se num dos bungalows ou numa das camaratas. Os bungalows são de pedra e têm aquecimento e lareira, alojando até 6 pessoas.

O parque dispõe de um restaurante, o Cerdeira, uma referência gastronómica na região. Disponibiliza wi-fi gratuito, tem instalações sanitárias modernas e bem equipadas, com aquecimento e água quente. Também existe uma lavandaria, um mini-mercado, um serviço de bar e zona de convívio, assim como uma piscina. 

 

Ermida Gerês Camping

Situado na Serra do Gerês, a aproximadamente 10 km da vila do Gerês, o Ermida Gerês Camping situa-se dentro de uma das últimas aldeias comunitárias do país, e tem como objetivo dar a conhecer os usos e costumes da região, permitindo passar uma noite no lagar comunitário, ser pastor durante um dia, ou ajudar nas lides do campo, entre outras experiências únicas. 

Dispõe de 12 bivaques para duas pessoas, uma tenda índia para quatro e quatro abrigos, todos com capacidade para quatro pessoas. Há uma área para tendas, com bastantes árvores, e 24 alvéolos para autocaravanas. O parque conta ainda com blocos sanitários modernos, um fraldário e uma casa de banho adaptada para utentes com mobilidade reduzida, e duches de água quente. Dispõe de 32 churrasqueiras, permite aluguer de tendas, colchões, sacos-cama e cadeiras. 

 

Gerês Green Park

Situado no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), nas margens do rio Cabril, o Gerês Green Park é uma escolha popular para quem quer fazer campismo no Gerês. Perfeitamente integrado na luxuriante natureza que o rodeia, o Gerês Green Park oferece as melhores condições para quem quer procura campismo no Gerês.

Com capacidade para 48 tendas e cinco caravanas todas com acesso a tomadas de eletricidade, disponibiliza sombras naturais, alvéolos com luz e sombra, zona de churrascos, grelhadores, bar, snack-bar, lavandaria, tanques para lavar roupa e bancas para lavar loiça, telefone público, paragem de autocarro, sala de convívio, animação e atividades desportivas. 



Montes de Laboreiro

Montes de Laboreiro

Situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque de Campismo Montes de Laboreiro é perfeito para quem quer mergulhar na natureza e afastar-se o mais possível da civilização. Aliadas as condições naturais e à extraordinária paisagem onde está inserido, o parque oferece todas as condições necessárias para acampar no coração do PNPG. Ar puro e natureza em estado puro: não se surpreenda se poucos metros à frente do Parque encontre cavalos selvagens... 

Tem serviço de "tenda pronta", zona de piqueniques, oferece aulas de yoga e uma piscina natural. Entre as atividades que se organizam no camping e que poderá praticar há escalada, arvorismo, rapel, slide, passeios pedestres e BTT.

 

Pichoses Camping

Situado a somente 50m da Albufeira da Caniçada e a 200m da Marina de Rio Caldo, a poucos quilómetros do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Pichoses Camping é um parque de campismo, que também é área de serviço e de pernoita para autocaravanas. 
Situado na “área mais animada” do Gerês, junto às pontes, o Pichoses Camping é escolhido essencialmente pelos campistas que querem fazer praia ou atividades nauticas. 

 

Parque de Campismo Lamas de Mouro 

O Parque de Campismo Lamas de Mouro fica no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto a uma piscina natural. É um excelente ponto de partida para explorar o PNPG e é também um favorito para os praticantes de atividades radicais, pois poderá fazer slide e rapel, fazer escalada, praticar tiro com arco, jogar paintball ou fazer todo-o-terreno.

Além de bungalows, o parque aluga tendas, disponibiliza alvéolos com luz para as caravanas, tem restaurante, snack-bar, sala de convívio, posto de primeiros socorros, sala de jogos, parque infantil, piscina e disponibiliza tomadas de corrente e sombra para todas as tendas. Tem correio, telefone público e aluga bicicletas.

Veja também: