AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Part-time – Vantagens e Desvantagens

Retire todas as dúvidas sobre o trabalho em part-time. O que é, como funciona, vantagens, desvantagens e onde encontrar ofertas de emprego em part-time.

Part-time – Vantagens e Desvantagens
Saiba como funciona um emprego em part-time.

Os trabalhos em part-time continuam a ser uma das soluções de emprego para muitos portugueses. Na realidade, a grande diferença está no perfil dos trabalhadores em part-time. Aos habituais jovens estudantes, que procuram conciliar os estudos com um trabalho em part-time que lhes garanta algum dinheiro, e as pessoas que conciliam um trabalho a tempo inteiro com um part-time para conseguir mais um rendimento extra, juntam-se agora, muitas mais pessoas que, estando no desemprego, encontram neste tipo de trabalho a tempo parcial a forma de reentrarem no mercado de trabalho (acumulando ou não com um subsídio de desemprego) e, quem sabe, acabarem com um contrato a tempo inteiro. Mas vamos saber melhor como funcionam os part-time.

O que é e como funciona o part-time?

Segundo o artigo 150º do Código do Trabalho (CT), considera-se part-time um trabalho que “corresponda a um período normal de trabalho semanal inferior ao praticado a tempo completo em situação comparável”. Para além disso, um trabalho a tempo parcial só pode se prestado em alguns dias por semana, mês ou ano, devendo ser instituído por acordo.
 
Ainda segundo o CT (artigo 154º), os trabalhadores com contrato a tempo parcial têm direito a:
  • Vencimento base e outras prestações previstas na lei ou instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho ou, quando forem mais benéficas, uma proporção do auferido pelo trabalhador a tempo inteiro;
  • Subsídio de refeição normal da empresa ou o previsto pela regulamentação coletiva de trabalho (o que for mais benéfico), exceto quando o período diário de trabalho seja inferior a 5 horas. Neste caso o mesmo deve ser calculado em proporção do período normal de trabalho.
 

Vantagens

Além das já mencionadas vantagens para quem precisa de um rendimento extra com um segundo emprego ou para os estudantes, o part-time tem outras vantagens:
  • Horário flexível;
  • Poder continuar a receber o subsídio de desemprego parcial;
  • Mais tempo para a família ou para um hobby;
  • Caso surja uma oportunidade de contrato a tempo inteiro na empresa onde trabalha a part-time, pode acabar por ser contratado a tempo inteiro. Enquanto isso não acontece sempre é melhor ganhar algum dinheiro do que nenhum. 
 

Desvantagens

  • Há uma tendência para serem os primeiros a sair quando é necessário dispensar trabalhadores;
  • Normalmente, não são contemplados com promoções;
  • Podem não ter os mesmos benefícios que têm os trabalhadores a tempo inteiro.
 

Onde encontrar trabalhos em part-time?

 
Legislação aplicável: Código do Trabalho.
 
Veja também: